Finlândia inicia construção de cerca na fronteira com a Rússia
Fronteira entre Finlândia e Rússia terá 200 quilômetros de extensão e 3 metros de altura. Previsão é que a cerca custe US$ 597 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
A Finlândia iniciou a construção de uma barreira de 200 quilômetros e 3 metros de altura na fronteira com a Rússia, em meio aos temores de que Moscou pudesse usar o fluxo migratório da divisa para fins políticos, informou o site Raja, voltado para questões de fronteira do país, em comunicado na terça-feira (28/2).
A construção deve ser finalizada em três ou quatro anos. O site Raja afirma que o tempo para a finalização fronteira dependerá do “financiamento e da tranquilidade do processo de construção”. A Finlândia planeja cercar 200 de seus 1.300 quilômetros de fronteira com a Rússia. Para isso, o país vai desembolsar cerca de US$ 597 milhões.
A proteção contra a Rússia consistirá em arame farpado no topo e áreas consideradas “sensíveis” serão equipadas com câmeras de visão noturna, luzes e alto-falantes. Atualmente, as fronteiras entre os países são protegidas por cercas leves de madeira, projetadas para impedir que o gado vagueie para o lado errado.
Vale destacar que a construção da barreira ocorre meses após a Finlândia e a Suécia abandonarem sua política de não-alinhamento militar e se inscreveram para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em resposta à guerra que ocorre na Ucrânia iniciada pela Rússia.
“Na avaliação da guarda de fronteira finlandesa, a mudança no ambiente de segurança tornou necessária a construção de uma barreira ao longo de parte da fronteira oriental”, escreveu um guarda de fronteira finlandesa no Raja.
“A Rússia implementa o controle de fronteira do tráfego que se desloca da Rússia para a Finlândia, evitando assim tentativas de entrada ilegal. Se a Rússia reduzir seu controle de fronteira, isso pode causar pressão adicional no lado finlandês para controlar a entrada ilegal. A Finlândia não pode confiar na eficácia do controle de fronteira russo” diz o texto do guarda não identificado no site.
Além disso, após a construção da barreira, os proprietários de terras na área próxima receberão uma quantia fixa por danos permanentes e danos causados pela construção. Também será construída uma estrada para a circulação e manutenção das patrulhas fronteiriças junto à cerca em construção.