metropoles.com

Ex-presidente da França Nicolas Sarkozy é condenado a 3 anos de prisão

A sentença histórica do político ocorre duas semanas antes da abertura de um outro processo contra o ex-mandatário francês

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moritz Hager/ Divulgação
Vision for the G20: Nicolas Sarkozy, Klaus Schwab
1 de 1 Vision for the G20: Nicolas Sarkozy, Klaus Schwab - Foto: Moritz Hager/ Divulgação

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado nesta segunda-feira (1º/3) a 3 anos de prisão por corrupção e tráfico de influência. Ele se tornou o primeiro ocupante do Palácio do Eliseu a ser sentenciado à prisão.

Sarkozy foi condenado em um caso de suborno a um juiz em troca de informação privilegiada sobre uma investigação da sua campanha presidencial. O ex-mandatário pode recorrer da sentença.

O Tribunal Correcional de Paris decidiu que dois dos três anos da condenação estão isentos de cumprimento e que o terceiro ano da sentença pode ser convertido em prisão domiciliar ou vigilância com o uso de tornozeleira eletrônica.

Além de Sarkozy, foram condenados o advogado do ex-presidente, Thierry Herzog, a uma sentença semelhante, que o impediu de exercer a advocacia por cinco anos, e o magistrado Gilbert Azibert.

Nicolas Sarkozy foi presidente da França entre 2007 e 2012.

Investigações

A investigação começou após conversas telefônicas obtidas pela polícia em 2014, entre Sarkozy e o advogado, revelarem o contato com Azibert, então membro do Supremo Tribunal, para obter informações de um processo contra o ex-presidente.

A sentença aponta que o caso tem “gravidade particular” em razão de ter sido cometido por um ex-chefe de Estado, que “usou o cargo e os relacionamentos” para “interesse pessoal”. Sobre Azibert, a condenação diz que o magistrado “desacreditou uma profissão cuja função é básica na democracia”.

A condenação histórica de Sarkozy ocorre duas semanas antes da abertura de um outro processo contra o ex-presidente, o das supostas irregularidades no financiamento de sua campanha para a eleição presidencial de 2012.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?