Ex-líder catalão detido na Alemanha cogita pedir asilo no país
Carles Puigdemont será ouvido nesta segunda (26) em uma audiência no Tribunal Administrativo do estado de Schleswig, onde foi capturado
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente da Comunidade Autônoma espanhola da Catalunha Carles Puigdemont, detido neste domingo (25/3) depois de entrar na Alemanha pela Dinamarca, será ouvido na segunda (26) em uma audiência no Tribunal Administrativo do estado de Schleswig, onde foi capturado.
A audiência é meramente formal. O objetivo é apenas comprovar a identidade do detido e cumprir outros processos burocráticos, segundo a Promotoria-Geral de Schleswig, que decidirá sobre o mandado de prisão decretado pela Justiça da Espanha.
Puigdemont foi preso na manhã de hoje em um posto de gasolina de uma estrada que liga a Alemanha à Dinamarca. De lá, o ex-presidente regional catalão foi legado para uma delegacia de Jagel, cidade que fica a 40 quilômetros de Kiel, capital de Schleswig.Puigdemont planeja pedir asilo na Alemanha, de acordo com o jornal Kieler Nachrichten, da cidade de Kiel. No entanto, o próprio jornal indica que as possibilidades de essa solicitação avançar são escassas, já que a ordem europeia de prisão tem prioridade sobre um procedimento de asilo.