metropoles.com

Ex-chefe da campanha de Trump se entrega ao FBI

Manafort foi indiciado por escândalo “Russiagate”; renúncia ao cargo ocorreu ainda durante disputa à Casa Branca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIVULGAÇÃO
FBI raids former Trump campaign chairman’s home
1 de 1 FBI raids former Trump campaign chairman’s home - Foto: DIVULGAÇÃO

O ex-chefe da campanha presidencial de Donald Trump, Paul Manafort se entregou ao FBI, em Washington, na manhã desta segunda-feira (30/10), segundo a mídia norte-americana.
Manafort e seu ex-assessor financeiro Rick Gates foram indiciados pela supostas ligações ilegais entre a campanha do magnata e membros do governo russo, no caso que ficou conhecido como “Russiagate”. Os dois são os primeiros acusados pela investigação liderada pelo procurador especial Robert Mueller e que foi iniciada logo após o republicano assumir o cargo na Casa Branca.

Ainda não está claro quais são as acusações contra ambos, mas Mueller teria tomado a decisão após uma série de depoimentos de diversas pessoas ligadas à campanha presidencial.

Manafort é um dos principais investigados no “Russiagate” e, em julho deste ano, teve sua casa vasculhada em uma ação de busca de documentos feita por agentes do FBI. O ex-chefe de campanha ainda esteve presente em uma reunião com a advogada russa Natalia Veselnitskaya, durante a campanha presidencial, em um encontro que contou com a presença de Donald Trump Jr.

O filho do mandatário informou, em depoimento ao Congresso, que eles se reuniram com a advogada porque ela disse que tinha dados sigilosos sobre Hillary Clinton, a concorrente do magnata na corrida presidencial.

O ex-chefe de campanha renunciou ao cargo ainda durante a disputa à Casa Branca, em agosto do ano passado, após a revelação de suas ligações com o ex-presidente da Ucrânia Viktor Yanukovic. De acordo com denúncias, ele teria recebido US$ 12 milhões de políticos ucranianos pró-Rússia.

Desde o fim do ano passado, as agências de Inteligência dos EUA informam que os russos interferiram nas eleições políticas de novembro do ano passado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?