Encontro histórico. Raúl Castro recebe Barack Obama em Cuba
Essa é a primeira viagem em 88 anos de um presidente dos EUA à ilha cubana
atualizado
Compartilhar notícia
O ponto alto da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Cuba ocorreu nesta segunda-feira (21/3), quando ele se encontrou com o líder cubano Raúl Castro, no Palácio da Revolução, em Havana. Essa é a primeira viagem em 88 anos de um presidente dos EUA a Cuba.
O chefe de Estado depositou uma coroa de flores na frente da estátua do herói independentista José Martí, na Praça da Revolução, onde há também uma imagem de Ernesto Che Guevara.
Obama desembarcou em Cuba no domingo (20) dizendo que a passagem pela ilha é uma “oportunidade histórica” e demonstrando disposição para forjar laços com o ex-adversário. “É maravilhoso estar aqui”, afirmou Obama.
A primeira parada de Obama foi um hotel de Havana, onde cumprimentou funcionários da Embaixada dos EUA e suas famílias e salientou a natureza histórica de sua visita – a primeira de um presidente dos EUA no cargo desde 1928, quando Calvin Coolidge chegou à ilha em um navio de guerra.
“Esta é uma visita histórica, e é uma oportunidade histórica de interagir com o povo cubano”, disse Obama, junto da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e das filhas, Sasha e Malia. Dezenas de parlamentares e líderes empresariais dos EUA chegaram à ilha para acompanhar a visita de Obama.
A ausência de Castro no desembarque de Obama despertou críticas do pré-candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano Donald Trump. “Uau, o presidente Obama acaba de desembarcar em Cuba, um grande acontecimento, e Raúl Castro nem estava lá para cumprimentá-lo. Ele cumprimentou o Papa e outros. Nenhum respeito”, disse Trump, em sua conta no Twitter. (Com informações do G1 e Agência Estado)