metropoles.com

Em vídeo à rede Al Jazeera, Gleisi pede apoio por liberdade de Lula

A senadora diz que o objetivo da prisão é não permitir que o ex-presidente seja candidato na eleição e convida “a todos” para a campanha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wilson Pedrosa/ Fotos Públicas
Gleisi
1 de 1 Gleisi - Foto: Wilson Pedrosa/ Fotos Públicas

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), gravou um vídeo para a rede de TV Al Jazeera, veiculado nessa terça-feira (17/4), no qual afirma que Luiz Inácio Lula da Silva seria um “preso político” no Brasil. Na gravação, a parlamentar diz: “O objetivo da prisão é não permitir que Lula seja candidato na eleição deste ano”. Ela convida “todos e todas” a se juntarem à campanha pela libertação do ex-presidente.

A senadora ressalta também que “Lula é um grande amigo do mundo árabe” e que, em seu governo, o comércio com a região “se multiplicou por cinco”. “Ao longo da história, o Brasil recebeu milhões de árabes e palestinos, mas Lula foi o único presidente que visitou o Oriente Médio”, destacou a parlamentar.

Gleisi afirma que o ex-presidente teria sido condenado “por juízes parciais num processo ilegal”. “Não há nenhuma prova de culpa, apenas acusações falsas. A TV Globo, que domina a mídia no Brasil, fez uma campanha de mentiras contra Lula. A Globo está pressionando o Judiciário brasileiro a não conceder a liberdade a Lula, apesar de ela estar prevista na Constituição. Isso fere os Direitos Humanos e a democracia brasileira”, disse.

A presidente do PT reforçou o discurso de que a prisão de Lula é a continuidade do “golpe” iniciado em 2016, com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Ela não cometeu nenhum crime, assim como Lula também não cometeu. É um preso político. Ele é inocente.”

Em seguida, a senadora diz: “O governo golpista [do presidente Michel Temer] está retirando direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro e liquidando com o patrimônio nacional”. De acordo com a parlamentar, as reservas de petróleo estão sendo entregues a multinacionais e “a política externa passou a ser ditada pelo Departamento de Estado norte-americano”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?