Eleição no Uruguai: começa 2º turno para escolha do presidente
A disputa está entre Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, e Daniel Martínez, da Frente Ampla, apontam pesquisas
atualizado
Compartilhar notícia
O 2º turno da eleição presidencial no Uruguai começou na manhã deste domingo (24/11/2019) e vai até as 19h30. Cerca de 2,6 milhões de cidadãos votarão para eleger o novo presidente do país. A informação é da Folha de S.Paulo.
A disputa está entre Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (centro-esquerda), o favorito — segundo pesquisas de intenções de voto mais recentes —, e Daniel Martínez (foto em destaque), da Frente Ampla Parlamentar (centro-esquerda).
De acordo com estudos, a diferença entre o advogado Lacalle Pou, 46 anos, e Martínez, 62, engenheiro e ex-prefeito de Montevidéu, pode chegar a oito pontos percentuais (51% a 43%).
Antes de votar, o atual mandatário do país, Tabaré Vázquez, se referiu à convulsionada América Latina e disse que o Uruguai seguirá “todos os passos constitucionais e legais” para uma mudança de presidente em 1º de março de 2020. “O povo uruguaio pode ter a absoluta certeza de que cumpriremos isso”, garantiu.
O Uruguai fez parte de um grupo de países que se voltou para os governos de esquerda na última década, quando Néstor e Cristina Kirchner governaram na Argentina; Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o comando no Brasil; e Rafael Correa se elegeu no Equador.