Donald Trump se despede da Casa Branca antes da posse de Joe Biden
Trump se despediu nessa terça e afirmou que o movimento político criado por ele enquanto mandatário do país está “apenas começando”
atualizado
Compartilhar notícia
Após quatro anos de um mandato conturbado, Donald Trump deixa a Casa Branca na manhã desta quarta-feira (20/1), rumo à Flórida. A posse do presidente eleito, Joe Biden, ocorre também nesta data, a partir das 12h locais (14h em Brasília).
Ao lado da primeira-dama, Melania Trump, o presidente norte-americano seguiu para a base aérea americana, onde fez seu último discurso como mandatário dos Estados Unidos. Como declarou que não comparecerá à cerimônia de posse de seu sucessor nesta quarta-feira, rompendo 151 anos de tradições, Trump segue para a Flórida, onde deve permanecer nos próximos meses.
Em um vídeo publicado no YouTube da Casa Branca na noite de terça-feira (19/1), Trump se despediu do cargo e afirmou que o movimento político criado por ele enquanto mandatário do país está “apenas começando”.
Na despedida do poder, Trump se disse “horrorizado” com a invasão ao Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro. O presidente afirmou que o episódio de violência política é “um ataque a tudo que prezamos” e que os atos “nunca poderão ser tolerados”.
O republicano defendeu, sem mencionar o nome de Joe Biden, que torcerá pelo sucesso da nova gestão. Em suas palavras, anunciou que “rezará” por uma boa administração.
Indulto
Horas antes de deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos, Trump concedeu indulto presidencial ao ex-aliado Steve Bannon e a outras 72 pessoas. O indulto garante o perdão pleno para crimes federais.
“Bannon foi um líder importante no movimento conservador e é conhecido por sua perspicácia política”, diz o comunicado no site da Casa Branca, divulgado na madrugada desta quarta-feira (20/1).
Ao todo, Trump concedeu o perdão a 73 pessoas e comutou as sentenças de outras 70.