Deputado discursa 15h para abrir impeachment contra Piñera. Entenda
Jaime Naranjo precisava ganhar tempo para que acabasse a quarentena de um parlamentar que teria voto decisivo contra presidente do Chile
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado do Partido Socialista (PS) Jaime Naranjo se encarregou de apresentar a acusação constitucional para abertura de impeachment contra o presidente do Chile, Sebastián Piñera (foto de destaque), na Câmara dos Deputados.
O parlamentar chileno leu todo o documento apresentado pela acusação constitucional, que contém mais de mil páginas, com o objetivo de prorrogar a sessão que terminaria à meia-noite de segunda-feira (8/11), enquanto o deputado da Frente Ampla Giorgio Jackson pudesse sair de casa.
Jackson estava cumprindo quarentena preventiva por ter tido contato próximo com o também deputado Gabriel Boric, que está infectado pela Covid-19. No entanto, o próprio Giorgio Jackson tinha testado negativo, mas a quarentena é obrigatória no Chile durante a pandemia.
Para aprovar a abertura de impeachment contra Piñera, a Câmara precisava de maioria qualificada, ou seja, 78 votos a favor. E o voto de Jackson foi extremamente importante neste cálculo. O principal motivo da investigação contra o mandatário chileno é o vínculo dele com a empresa mineradora Dominga, alocada em um paraíso fiscal, nas Ilhas Virgens.
Saiba mais detalhes da história no Blog do Esmael, parceiro do Metrópoles.