Democratas testam positivo para Covid-19 após invasão ao Congresso dos EUA
As deputadas Bonnie Watson e Pramila Jayapal afirmaram que republicanos se negaram a usar máscara durante a invasão do Capitólio americano
atualizado
Compartilhar notícia
Duas deputadas do Partido Democrata testaram positivo para o coronavírus dias após terem sido obrigadas a se abrigar em uma sala por conta da invasão de apoiadores do presidente Donald Trump ao Congresso dos Estados Unidos, que aconteceu no último dia 6.
Segundo Bonnie Watson Coleman, de 75 anos, e Pramila Jayapal, de 55, alguns dos colegas republicanos se recusaram a usar máscaras durante o período em que o grupo de congressistas ficou preso no Capitólio.
“Após os acontecimentos de quarta-feira [6, dia da invasão do Congresso], incluindo o isolamento com vários colegas que se recusaram a usar máscaras, decidi fazer um teste de Covid-19. Tive resultado positivo”, escreveu Coleman nas redes sociais nessa segunda-feira (11/1). A deputada, que faz parte do grupo de risco por conta da idade, completou afirmando que está de repouso em casa e com “sintomas leves como de um resfriado”.
Following the events of Wednesday, including sheltering with several colleagues who refused to wear masks, I decided to take a Covid test.
I have tested positive.https://t.co/wivlbwrmV0
— Rep. Bonnie Watson Coleman (@RepBonnie) January 11, 2021
Já a deputada Pramila Jayapal confirmou que republicanos não quiseram usar máscara e disse que os apoiadores do presidente norte-americano zombaram de colegas e funcionários que ofereceram a proteção. A deputada defendeu que eles sejam multados e percam o cargo.
“Qualquer membro que se recuse a usar uma máscara deve ser totalmente responsabilizado por colocar nossas vidas em perigo devido à sua idiotice egoísta”, escreveu ela no Twitter nesta terça depois de classificar a invasão do Capitólio como um “ataque terrorista doméstico”.
I just received a positive COVID-19 test result after being locked down in a secured room at the Capitol where several Republicans not only cruelly refused to wear a mask but recklessly mocked colleagues and staff who offered them one.https://t.co/wVmgroKsdf
— Rep. Pramila Jayapal (@RepJayapal) January 12, 2021
A invasão ao Capitólio americano deixou cinco pessoas mortas, incluindo uma mulher apoiadora de Trump e um policial do Congresso. Além disso, 52 pessoas foram presas, das quais 47 por desrespeitarem o toque de recolher. Mais de 50 policiais ficaram feridos, segundo o chefe de polícia de Washington DC, Robert Contee.