metropoles.com

Cúpula das Américas: conheça o evento a que Bolsonaro irá nos EUA

Evento ocorre nesta semana em Los Angeles, na Califórnia. Argentina, México e Bolívia ameaçam esvaziar cúpula após exclusão de outros países

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clauber Cleber Caetano/Presidência da República
LíderesCúpula das Américas na VIII Cúpula das Américas
1 de 1 LíderesCúpula das Américas na VIII Cúpula das Américas - Foto: Clauber Cleber Caetano/Presidência da República

Iniciada nessa segunda-feira (6/6) em Los Angeles, na Califórnia, a Cúpula das Américas é uma reunião que ocorre em intervalos de três a quatro anos para reunir chefes de Estado e de governo e outras lideraças do continente americano.

A 9ª edição do evento deveria ter sido realizado em 2021, mas foi adiada para 2022 em razão da pandemia. Sediada nos EUA, ela deve contar com a presença do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), convencido a participar após o governo americano oferecer uma reunião bilateral com Joe Biden às margens do evento.

Com o tema “Construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo” para o hemisfério ocidental, a edição de 2022 pode acabar esvaziada, porque os Estados Unidos não convidaram países comandados por regimes de esquerda tidos como ditatoriais, como Cuba, Venezuela e Nicarágua. O governo americano considera fraudulentas as eleições que ocorreram nessas nações e se opõe a seus governos.

Como consequência da exclusão desses países, México, Argentina, Honduras e Bolívia ameaçaram também não comparecer ao evento. Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, foi o primeiro a se opor à exclusão das nações vizinhas e atrelou seu comparecimento ao convite a todas as nações do continente.

O atual presidente cubano, Miguel Diáz Canel, disse que “em nenhum caso” participará da cúpula organizada pelo vizinho. Na Venezuela, o convite foi feito a Juan Guaidó, “autonomeado” presidente do país, em oposição a Nicolás Maduro. Daniel Ortega, por sua vez, também não foi convidado após relatos de sucessivas medidas autoritárias na Nicarágua.

Apesar da ameaça, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, confirmou sua participação na última semana. Segundo a agência de notícias AFP, em seguida o líder argentino recebeu uma ligação de Biden e os dois conversaram por cerca de 25 minutos. Fernández foi, inclusive, convidado a visitar Washington em julho, de acordo com comunicado da Casa Branca.

Políticas comuns e valores compartilhados

A Cúpula das Américas se destina a “reunir os líderes do continente para discutir questões políticas comuns, reafirmar valores compartilhados e garantir compromissos com ações conjuntas em nível nacional e regional para enfrentar os desafios contínuos e novos enfrentados nas Américas”.

Além de chefes de Estado, também são convidados para as discussões representantes da sociedade civil, lideranças indígenas, empresários e jovens empreendedores.

Na última edição, realizada em Lima, Peru, em 2018, os líderes se comprometeram a combater a corrupção no continente. Desta vez, um dos assuntos centrais deverá ser imigração, questão considerada prioritária para os EUA, país que sedia o evento pela segunda vez.

A cúpula foi idealizada em 1994 pela Organização dos Estados Americanos (OEA), após os Estados Unidos terem apresentado a proposta de criação de uma Área de Livre Comércio (Alca) entre todos os países da América do Norte, América do Sul, América Central e Caribe, com exceção de Cuba. 

Esse acordo estreitaria caminhos de uniões comerciais entre si e o desenvolvimento dos países, com acordos de diminuição alfandegária, entre outros, mas acabou nunca saindo efetivamente do papel.

Bolsonaro viaja na quarta

Bolsonaro vai embarcar para os Estados Unidos na quarta-feira (8/6) e deve participar da cúpula nos dias 9 e 10. Ele ainda tem uma reunião bilateral com o presidente Joe Biden na quinta-feira (9/6), no mesmo local da cúpula.

Além do evento em Los Angeles, Bolsonaro vai a Orlando, na Flórida, participar da inauguração do vice-consulado brasileiro. A visita dele à cidade deve ocorrer entre sexta (10/6) e sábado (11/6).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?