Crítico de Bolsonaro é nomeado para Conselho de Segurança Nacional dos EUA
Juan Gonzalez será o diretor sênior de questões ocidentais do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
Crítico da gestão ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Juan Gonzalez será o diretor sênior de questões ocidentais do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos. Ele foi nomeado pelo presidente eleito Joe Biden, que está há 12 dias do início do mandato.
O cargo que Gonzalez ocupará trata, em especial, da relação do governo norte-americano com assuntos referentes à América Latina.
Em outubro, Gonzalez afirmou, por meio de seu Twitter, que “qualquer pessoa, no Brasil ou em qualquer lugar, que pensa que pode promover um relacionamento ambicioso com os Estados Unidos enquanto ignora questões importantes como mudança climática, democracia e direitos humanos claramente não tem ouvido Joe Biden durante a campanha”.
Veja:
Anybody, in Brazil or elsewhere, who thinks they can advance an ambitious relationship with the United States while ignoring important issues like climate change, democracy, and human rights clearly hasn’t been listening to Joe Biden on the campaign trail. https://t.co/SyIGlFMdpx
— Juan S. Gonzalez (@Cartajuanero) October 22, 2020
O comentário foi feito em cima de uma reportagem do Huffpost que tratava de críticas de Joe Biden à gestão ambiental do governo federal brasileiro. O presidente eleito dos EUA promete ser rígido no tratamento da questão duranteo mandato.
Gonzalez já possui experiência no cargo. Ele ocupou o posto durante o governo de Barack Obama, de 2011 a 2013. Na ocasião, Joe Biden era vice-presidente de Obama. Após o período, trabalhou como subsecretário de Estado Adjunto para o Hemisfério Ocidental.