Coreia do Norte sinaliza disposição em iniciar negociações com EUA
Diplomata norte-coreana que trata das relações com os americanos ressaltou que condições precisam “ser estabelecidas” para haver aproximação
atualizado
Compartilhar notícia
Uma diplomata norte-coreano de alto escalão afirmou que Pyongyang estaria disposto a encontrar com representantes do governo do americano Donald Trump para iniciar negociações, “se as condições forem estabelecidas”. Choi Sun-hee, principal funcionária do país a lidar com as relações com os Estados Unidos, falou brevemente a jornalistas em Pequim neste sábado (13/5).
Ela passou pela China ao voltar de uma viagem à Noruega, onde liderou uma delegação que realizou uma reunião informal com ex-autoridades e estudiosos norte-americanos.
Choi não deu detalhes sobre quais seriam as condições de seu país, mas seus comentários levantam a possibilidade de a Coreia do Norte e os EUA retomarem um diálogo pela primeira vez desde 2008, quando negociações envolvendo seis países sobre o programa de armas nucleares de Pyongyang desmoronou.
O presidente dos EUA Donald Trump abriu as portas para conversas este mês, dizendo que ele ficaria “honrado” em encontrar o líder norte-coreano Kim Jong Un.As tensões aumentaram entre os dois países nos últimos meses, depois que o governo Trump declarou que manteria “todas as opções na mesa” para deter o programa de armas nucleares norte-coreano, incluindo um ataque militar. A coreia do Norte respondeu prometendo retaliar com um contra-ataque nuclear.