Coreia do Norte faz testes com míssil de curto alcance
Autoridades sul-coreanas e norte-americanas estão analisando detalhes do lançamento do projétil
atualizado
Compartilhar notícia
A Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance não identificado na direção do Mar do Leste. Foi o que informou nesta sexta-feira (03/05/2019) o Comando Conjunto da Coreia do Sul (JCS, na sigla em inglês).
“O norte disparou o míssil da cidade de Wonsan, na costa leste, na direção leste, às 9h06 de hoje”, afirmou o JCS em comunicado. Autoridades sul-coreanas e norte-americanas “estão analisando detalhes do lançamento”, acrescentou a agência sul-coreana Yonhap.
É o primeiro teste com mísseis desde novembro de 2017, quando o regime norte-coreano disparou projéteis balísticos em direção ao Pacífico – no auge da crise entre o regime de Kim Jong-un e a Casa Branca.
Após as tensões entre EUA e Coreia do Norte se acalmarem, os norte-coreanos se comprometeram a parar com lançamentos de mísseis de médio e longo alcance. O teste desta sexta-feira (03/05/2019) não entra nesse rol, mas mostra um recuo nas relações entre os dois países.
Considerando testes com outros tipos de armas táticas, o lançamento desta sexta foi o segundo em menos de um mês.
Arma tática guiada
Em 17 de abril, Kim Jong-un supervisionou o lançamento teste de uma nova arma tática guiada no país, informou a agência estatal norte-coreana KCNA. O governo dos Estados Unidos confirmou o lançamento, mas não entrou em detalhes.
As conversas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estão sob impasse desde que a segunda reunião entre Donald Trump e Kim Jong-un terminou sem nenhum acordo firmado. Há uma semana, em Washington, o presidente norte-americano disse que estava disposto a ter um novo encontro com o líder norte-coreano. (Com Agência Estado e Folha de S.Paulo)