Comitiva de Bolsonaro aos EUA tem 4 ministros e até governador
A divisão do grupo leva em conta os dois principais objetivos da viagem: abertura de mercados e ampliação da cooperação bélica
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Miami – A comitiva que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos Estados Unidos conta com quatro ministros, dois senadores, dois deputados – incluindo o filho Eduardo – e até um governador, Ratinho Júnior (PSD), do Paraná. Juntos, eles irão focar na atração de investimentos e em acordos envolvendo a indústria bélica (de armas).
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acompanha o presidente nesta viagem. Os dois participam, na noite de sábado (06/03), de jantar reservado com o presidente norte-americano Donald Trump em seu resort Mar-a-lago, na Flórida. A primeira-dama norte-americana, Melania Trump, também é esperada.
Nesta sexta-feira (06/03), Bolsonaro fez uma declaração pública de amor à primeira-dama em função do dia da mulher, comemorado no próximo dia 8 de março. “Enquanto não faltar água do mar, não deixarei de te amar”, disse.
No avião presidencial embarcam ao menos 11 dos 22 membros do grupo. A chegada da comitiva está prevista para o sábado às 15h45, no horário local, ou 17h45, no horário de Brasília.
Divisão
A escolha dos membros que compõem o grupo revela as prioridades da viagem. De um lado, uma equipe ligada ao comércio exterior, como o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o contra-almirante da Marinha Sergio Ricardo Segovia Barbosa e o presidente da Embratur, Gilson Machado Guimarães Neto.
Além disso, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, que está preocupado com o andamento de reformas e não vai aos EUA, em seu lugar embarcará o secretário especial para o comércio exterior da pasta, Marcos Troyjo.
Nas mãos deles estará a agenda de ampliação dos termos de troca com os Estados Unidos. Dentro do país, que é o segundo principal parceiro comercial brasileiro, a Flórida é o estado que mais faz negócios com o Brasil.
O governador Ratinho Júnior destacou que seu foco maior será também nos negócios. “Me sinto honrado em representar o Paraná em uma agenda que pode trazer muitos frutos positivos para o Brasil”, disse.
Há também o grupo que irá comandar os acordos envolvendo a indústria bélica brasileira. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho também vão na viagem.
Eles estarão responsáveis por dar andamento no acordo conhecido pela sigla RDT&E (sigla inglesa para pesquisa, desenvolvimento, testes e avaliação) que os dois governos assinem acordos de projetos.
A partir de então, empresas de ambos os países poderão ser selecionadas e contratadas para tocar programas, que sempre terão a gerência de autoridades brasileiras e americanas.
Veja a lista completa:
- Presidente da República, Jair Bolsonaro
- Primeira-dama, Michelle Bolsonaro
- Ministro de Estado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo
- Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo e Silva
- Ministro de Estado de Minas e Energia, Bento Costa
- Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno
- Governador do Paraná, Ratinho Júnior
- Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Raul Botelho
- Senador Jorginho Mello (PL/SC)
- Senador Nelsinho Trad (PSD/MS)
- Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP)
- Deputado Daniel Freitas (PSL/SC)*
- Embaixador Nestor Forster*
- Embaixador João Mendes*
- Assessor internacional, Filipe Martins
- Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten*
- Presidente da Embratur, Gilson Machado Guimarães Neto*
- Presidente da Apex,Ricardo Segovia Barbosa*
- Chefe de Operações da Apex Brasil para a América do Norte, Juarez Leal*
- Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo*
- Secretária Especial do PPI, Martha Seillier*
- Secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA, Jorge Seif *
*Não embarcam no voo presidencial