metropoles.com

Câmara aprova impeachment de Trump. Processo vai ao Senado

Deputados consideraram o republicano culpado por abuso de poder e obstrução ao Congresso. Maioria no Senado é republicana e deve barrar ação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Patrick Smith/Getty Images
World Series – Houston Astros v Washington Nationals – Game Five
1 de 1 World Series – Houston Astros v Washington Nationals – Game Five - Foto: Patrick Smith/Getty Images

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou, na noite desta quarta-feira (18/12/2019), o pedido de impeachment do presidente Donald Trump. Depois de um processo de pouco mais de dois meses, os deputados norte-americanos consideraram o republicano culpado em dois artigos, votados separadamente. A primeira acusação, de abuso de poder ao pressionar a Ucrânia para investigar o filho do rival democrata e ex-vice-presidente Joe Biden, foi aprovada por 230 votos a 197.

A segunda, por obstrução ao Congresso, teve 229 votos sim e 198, não.

Com a decisão, Trump tornou-se o terceiro presidente a sofrer impeachment na Câmara – antes, Andrew Johnson e Bill Clinton também foram considerados culpados pelos deputados; ambos, porém, foram inocentados no Senado, hoje, o resultado mais provável também para Trump. O republicano, porém, é o primeiro presidente a ser punido na Câmara ainda no primeiro mandato.

Agora, o processo contra o republicano vai para o Senado, mas ele ainda permanece presidente. A análise pelos senadores deve começar no início de janeiro.

A Câmara, em seguida, deve nomear os parlamentares que atuarão como promotores do julgamento e os senadores serão como o júri. A decisão final depende da votação no Senado, Casa ocupada por maioria republicana. Para que Trump perca o mandato, dois terços dos senadores precisam votar a favor.

Mitch McConnell, líder dos republicanos no Senado, já afirmou mais de uma vez que os colegas não aprovarão o afastamento do presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?