metropoles.com

Brasil sugere observação internacional em nova eleição na Bolívia

Itamaraty se manifestou a favor de novas eleições gerais após relatório da OEA que aponta irregularidades no pleito deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palácio do Itamaraty
1 de 1 Palácio do Itamaraty - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) sugere, em nota divulgada neste domingo (10/11/2019), que as novas eleições presidenciais na Bolívia contem com “observação internacional em todas as etapas do processo” para a garantia de “transparência e legitimidade”.

O posicionamento é decorrente de um relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA) que apontou a existência de fraudes no pleito de 20 de outubro deste ano, com vitória de Evo Morales. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já havia pedido uma recontagem de votos diante dos primeiros sinais de irregularidades. 

“O Brasil estima que o novo sufrágio deve ser dotado de todas as condições para assegurar sua absoluta transparência e legitimidade. Nesse sentido, o novo sufrágio deve ser presidido por autoridades reconhecidas por sua honorabilidade e credibilidade para garantir o soberano desejo dos bolivianos, e contar com observação internacional em todas as etapas do processo”, diz a nota do Itamaraty.

Após manifestações populares, o próprio presidente Evo Morales anunciou a convocação de novas eleições. Segundo a agência Associated Press, a Procuradoria-Geral da Bolívia iniciou uma investigação com base no relatório preliminar da organização internacional.

O MRE apoia a realização de novas eleições por considerar o indicativo de “graves irregularidades” no material divulgado. 

Veja a íntegra da nota:

O Brasil toma conhecimento do resultado da Análise de Integridade Eleitoral das eleições gerais de 20 de outubro, realizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), e expressa profunda preocupação com as graves irregularidades ali apontadas, que desqualificam o pleito e levam à necessidade de convocação de um novo processo eleitoral.

O Brasil considera pertinente a convocação de novas eleições gerais em resposta às legítimas manifestações do povo e às recomendações da OEA, após a constatação das graves irregularidades.

O Brasil estima que o novo sufrágio deve ser dotado de todas as condições para assegurar sua absoluta transparência e legitimidade. Nesse sentido, o novo sufrágio deve ser presidido por autoridades reconhecidas por sua honorabilidade e credibilidade para garantir o soberano desejo dos bolivianos, e contar com observação internacional em todas as etapas do processo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?