metropoles.com

Brasil, EUA e União Europeia reagem à vitória de Macron na França

Novo presidente derrotou no domingo (7/5) a candidata direitista Marine Le Pen e se tornou o mais jovem a assumir o posto no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
macron
1 de 1 macron - Foto: null

Os líderes europeus foram os primeiros a reagir ainda no domingo (7/5), à eleição do centrista Emmanuel Macron como presidente da França, celebrando o resultado como “uma vitória” para a Europa. Depois, foram seguidos por outros chefes de Estado e de governo de todo o mundo, incluindo o presidente do Brasil, Michel Temer.

Confira abaixo algumas das reações mundiais:

Brasil
Através do Twitter, o presidente Michel Temer felicitou Macron “pela vitória nas eleições para Presidente da França”.

Disse ainda que “Brasil e França continuarão a trabalhar juntos em favor da democracia, dos direitos humanos, do desenvolvimento, da integração e da paz”.

União Europeia
Os franceses escolheram um “futuro europeu”, comemorou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também saudou a decisão dos eleitores franceses a favor “da liberdade, da igualdade, da fraternidade”.

“Contamos com uma França no coração da Europa para mudarmos a União juntos e aproximá-la dos cidadãos”, tuitou o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, felicitando Emmanuel Macron.

França
O presidente francês em final de mandato, François Hollande, telefonou para Macron para “felicitar afetuosamente” seu ex-ministro da Economia.

Estados Unidos
“Felicidades a Emmanuel Macron por seu grande triunfo hoje como próximo presidente da França”, tuitou o presidente americano, Donald Trump. “Estou impaciente para trabalhar com ele!”, acrescentou.

Também pelo Twitter, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton publicou: “Felicidades ao presidente eleito @EmmanuelMacron e ao povo francês”.

“Vitória para Macron, França, a UE e o mundo”, disse a ex-candidata à Presidência americana, Hillary Clinton. “Uma derrota para os que interferem na democracia”, acrescentou a ex-secretária de Estado, antes de agregar, em alusão implícita a quem a condenou por ter jogado a culpa nos russos por sua derrota eleitoral: “Mas a mídia diz que não posso falar disso”.

Alemanha
A vitória de Macron “é uma vitória para uma Europa forte e unida e para a amizade franco-alemã”, declarou Steffen Seibert, porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.

Já o ministro alemão das Relações Exteriores, Sigmar Gabriel, considerou que, com esse resultado, a França permanece “no coração da Europa”.

China
O presidente chinês Xi Jinping enviou uma mensagem de felicitações a Emmanuel Macron e afirmou que a “China continua pronta para trabalhar com a França para fazer progredir a associação estratégica franco-chinesa a um nível superior”.

“China e França, por sua condição de membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU compartilham uma responsabilidade particular e importante para a paz e o desenvolvimento no mundo”, afirmou o presidente chinês, ao recordar que a França, em 1964, foi a primeira potência ocidental a estabelecer relações diplomáticas com a China comunista.

Japão
O triunfo de Macron é uma vitória “contra a tendência de isolamento em si mesmo e o protecionismo. Também evidencia um voto de confiança na UE”, disse o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Reino Unido
A primeira-ministra britânica, Theresa May, “felicita sinceramente” Emmanuel Macron, declarou um porta-voz, acrescentando que ela “se congratula” de trabalhar com ele.

No Twitter, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, afirmou que “os franceses optaram pela esperança acima do medo, pela unidade acima da divisão. Felicidades @EmmanuelMacron”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?