Boris Johnson é eleito premiê com ampla maioria conservadora
No primeiro discurso, o primeiro-ministro afirmou que vai implementar o Brexit até 31 de janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O conservador Boris Johnson foi reconduzido ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, nas eleições gerais desta quinta-feira (12/11/2019), após ampla vitória do Partido Conservador. O resultado foi confirmado na manhã desta sexta-feira (13/12/2019), pelo horário londrino, no momento em que o partido dele assegurou 326 dos 650 assentos no Parlamento. É a maior vitória desde o pleito que elegeu Margaret Thatcher, nos anos 1980.
No primeiro discurso, Boris Johnson afirmou que o resultado das urnas é um sinal de que o Brexit, como é conhecido o processo para retirar o país da União Europeia (UE), precisa ser implementado.
Segundo Johnson, a vitória do Partido Conservador dá fim a uma ameaça de segundo plebiscito sobre o Brexit. “Eu vou implementar o Brexit até 31 de janeiro”, afirmou. A data é o prazo final concedido pela União Europeia para que a separação se concretize.
Pontuou ainda que jamais irá subestimar o apoio recebido e que se sentiu honrado pelo fato de os britânicos terem depositado confiança nele.
Boris Johnson assumiu a vaga de premiê no Reino Unido no fim de julho deste ano, depois que Theresa May deixou o cargo. Pouco menos de três anos após chegar ao posto máximo da política britânica, May cedeu à pressão de opositores e aliados por conta do impasse sobre a aprovação do Brexit.
“Está claro agora para mim que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro lidere o esforço”, disse à época.
Vitória conservadora
Projeção baseada em apuração preliminar da votação dessa quinta-feira (12/12/2019) indica que os conservadores de Johnson deverão ficar com 364 dos 650 assentos do Parlamento britânico, 68 a mais do que todos os outros partidos juntos. Se confirmada, será a maior vitória do Partido Conservador desde 1987. (Com informações da Agência Estado)