metropoles.com

Bolsonaro chama árabes de “irmãos” e fecha acordos bilaterais

Presidente afirma que o Brasil está de portas abertas para investimentos e firma parceria estratégica com os Emirados Árabes Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clauber Cleber Caetano/PR
26/10/2019 Chegada a Abu Dhabi
1 de 1 26/10/2019 Chegada a Abu Dhabi - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Enviado especial a Abu Dhabi — Apesar de ter dito que faria uma viagem com objetivo apenas “comercial” a países árabes, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) se esforça para estreitar as relações do Brasil com as ricas monarquias da região em várias frentes. Em um discurso a empresários na manhã deste domingo (27/10/2019), em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, o presidente chamou os povos árabes de “amigos” e “irmãos” e garantiu que o país recupera confiança e está de portas abertas para investimentos.

O presidente está com a agenda cheia de compromissos neste domingo, que é dia útil no país. Após o discurso a investidores, Bolsonaro se reuniu com a realeza local e fechou dois acordos bilaterais e cinco memorandos de entendimento. A assinatura pavimenta o caminho para que negócios e parcerias sejam efetivamente fechados.

Foram firmados dois acordos bilaterais: um de cooperação e ajuda mútua em matéria aduaneira, outro de proteção e troca recíproca de informações e materiais classificados e de conteúdo sensível.

Já o memorando de entendimento mais importante é o que estabelece diretrizes em relação a uma parceria estratégica entre Brasil e Emirados Árabes Unidos. É um tipo muito próximo de relacionamento entre países, que pode facilitar do comércio ao trânsito de pessoas. A concretização dessa parceria, porém, não tem prazo para acontecer.

“Perfeita harmonia”

“O Brasil é um país de todas as raças, de todas as religiões. Somos aproximadamente 5 milhões de árabes no Brasil e convivemos numa perfeita harmonia”, discursou Bolsonaro. “E convido vocês para nossa terra abençoada, porque nosso governo chegou a fim de proporcionar um novo ritmo ao Brasil. Estamos buscando recuperar nossa confiança”, afirmou, citando o programa de reformas econômicas do governo.

O fórum econômico encheu o salão de eventos de um luxuoso hotel de Abu Dhabi e teve a participação de outras autoridades brasileiras, como os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Considerado uma das estrelas do evento durante sua preparação, o ministro da Economia, Paulo Guedes, não compareceu. “Ele está envolvido em projetos importantes, formulando a reforma tributária, a administrativa”, justificou Bolsonaro.

Luxo e jiu jitsu

Após o evento empresarial, Bolsonaro foi recebido na luxuosíssima sede de governo de Abu Dhabi, um enorme palácio de cheio de detalhes em ouro. No local, o príncipe herdeiro do Emirado, Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, recepcionou o presidente e ofereceu um almoço.

Em seguida, Bolsonaro encontrou, no palácio, um grupo de atletas brasileiros de jiu-jítsu, esporte muito popular no país e que levou pelo menos 1,6 mil instrutores brasileiros para trabalhar nos Emirados Árabes Unidos na última década.

O presidente ainda vai encontrar o governador de Dubai e visitar a Grande Mesquita do Xeque Zayed, um dos principais pontos turísticos de Abu Dhabi, fechando a programação oficial.

Nesta segunda-feira (28/10/2019), Bolsonaro segue para Doha, no Catar, penúltima parada da viagem. A jornada ainda passa pela Arábia Saudita, onde o presidente brasileiro será uma das atrações de um encontro econômico apelidado de “Davos no deserto”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?