metropoles.com

Boca de urna diz que não há maioria para eleger premiê da Espanha

Levantamento feito pelo instituto Demoscopia para a emissora oficial TVE mostra que nenhum grupo político terá voto suficiente para compor sozinho a maioria simples

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TVE
1 de 1 Reprodução/TVE - Foto: null

Pesquisa de boca de urna divulgada logo após o encerramento das eleições gerais na Espanha indica que não há maioria suficiente para a eleição de um novo premiê no país. Levantamento feito pelo instituto Demoscopia para a emissora oficial TVE mostra que nenhum dos grupos políticos terá voto suficiente para compor sozinho a maioria simples — de 176 cadeiras em um parlamento de 350 deputados — para eleger o sucessor de Mariano Rajoy. Portanto, será necessária a costura de uma coalizão.

Segundo a pesquisa, o conservador Partido Popular (PP) de Rajoy deve ter o maior número de votos e o levantamento projeta entre 114 e 118 deputados para os governistas. O esquerdista PSOE teria eleitores suficientes para uma bancada entre 81 e 85 cadeiras e, logo atrás, o Podemos, de esquerda, conseguiria entre 76 e 80 parlamentares. O partido de centro-direita Ciudadanos teria entre 47 e 50 nomes. A pesquisa foi realizada com 177 mil entrevistas neste domingo em toda a Espanha.

A pesquisa mostra que, apesar de o oposicionista PSOE caminhar para a segunda maior bancada, o grupo de esquerda do ex-premiê José Luis Rodríguez Zapatero deverá ser o terceiro partido em número de votos. Segundo a pesquisa divulgada pela TVE, o PP deve ter 26,8% dos votos, Podemos é o segundo maior grupo com apoio de 21,7%, o PSOE seria terceira força com 20,5% dos eleitores e o Ciudadanos teria 15,2%, na quarta posição.

O sistema eleitoral espanhol pondera o número de votos pelas diversas regiões do país para eleger os 350 deputados que, por sua vez, escolhem o premiê em um sistema parlamentarista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?