Biden escolhe latino para ser novo secretário de Saúde dos EUA
Procurador-geral da Califórnia desde 2017, Xavier Becerra diz ter processado Donald Trump por mais de 100 vezes
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente eleitos dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), escolheu o procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, para ser o próximo secretário de Saúde e Serviços Humanos do país.
A escolha, antecipada pelo jornal The New York Times, ainda não foi divulgada oficialmente. Se confirmada a indicação, Becerra será o primeiro latino-americano a comandar a pasta nos EUA.
Nascido em Sacramento, na Califórnia (EUA), Xavier Becerra tem origem mexicana. A mãe dele nasceu em Jalisco, estado do México, e imigrou para os Estados Unidos após se casar com o pai de Xavier.
Ele assumiu a Procuradoria-Geral da Califórnia em 2017. Em uma rede social, diz ter processado o atual presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), por mais de 100 vezes.
O procurador-geral também se apresenta como defensor da democratização da saúde, dos imigrantes e dos trabalhadores, além de protetor do meio-ambiente.
Xavier Becerra foi defensor do “Obamacare”, nome pelo qual ficou conhecido o Affordable Care Act (ACA), o programa de saúde criado no governo do ex-presidente democrata Barack Obama, em 2010.
Antes de ser procurador-geral da Califórnia, atuou na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos por 12 mandatos, de 1993 a 2017. No período, chegou a ser presidente da bancada democrata.