metropoles.com

Áustria veta acordo comercial entre União Europeia e Mercosul

Parlamento austríaco afirmou que moção contra acordo respeita “consumidores, o meio ambiente, a proteção dos animais e os direitos humanos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles - Foto: iStock

O Parlamento da Áustria aprovou, nessa quarta-feira (18/09/2019), uma moção contra o acordo comercial firmado entre Mercosul e União Europeia em 28 de junho.

O social-democrata SPÖ, um dos relatores da moção, afirmou que o veto ao acordo comercial representa “um grande triunfo para os consumidores, o meio ambiente, a proteção dos animais e os direitos humanos”.

A decisão foi tomada por parlamentares social-democratas, democratas, ultranacionalistas e esquerdistas. O único partido a apoiar o acordo foi o NEOS liberal, com algumas modificações.

O conservador ÖVP, que atualmente é o mais importante no Parlamento, apoiou inesperadamente a proposta. Já o ultranacionalista FPÖ disse que a Áustria não pode se ajoelhar diante dos interesses da indústria.

A Áustria realizará eleições gerais com a escolha de um novo Parlamento e um novo Executivo, que substituirão o atual gabinete de especialistas, no poder desde junho passado, após uma crise política que encerrou a coalizão entre conservadores e ultranacionalistas.

O novo governo será obrigado a aplicar esse veto no Conselho Europeu, onde todos os países da União Europeia estão representados e que deve ratificar o acordo, juntamente com o Parlamento Europeu e os Estados-Membros.

Em 28 de junho, a UE e o Mercosul – integrados pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – concluíram, após 20 anos de negociações, o acordo comercial. A parceria ainda precisa ser ratificado para entrar em vigor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?