metropoles.com

Às vésperas de cúpula, EUA frisam confiança em instituições do Brasil

Governo americano destacou que eleições no Brasil são assunto para os brasileiros decidirem. Biden e Bolsonaro têm reunião nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paul Marshall/Unsplash
bandeira eua
1 de 1 bandeira eua - Foto: Paul Marshall/Unsplash

Às vésperas da realização da 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles, e de uma reunião bilateral entre os presidentes Jair Bolsonaro e Joe Biden, representantes do governo americano deram declarações, na última semana, em respeito às instituições eleitorais brasileiras.

Bolsonaro viaja aos Estados Unidos em um momento de grande turbulência interna, dada a proximidade com o pleito de outubro. O atual chefe do Executivo federal está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto e articula para reduzir sua rejeição, ao mesmo tempo em que coloca em dúvida o processo eleitoral e ataca instituições democráticas, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na última quarta-feira (1º/6), em entrevista coletiva com jornalistas, o diretor-sênior do Conselho de Segurança Nacional para o Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez, disse que o governo dos Estados Unidos confia nas instituições eleitorais brasileiras, que se provaram robustas.

“O tema das eleições brasileiras é para os brasileiros decidirem, e os Estados Unidos têm confiança nas instituições eleitorais brasileiras, que se mostraram robustas”, afirmou.

Por sua vez, o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, disse na sexta-feira (3/6) que os dois líderes devem tocar em questões relativas à democracia, mas voltou a falar na soberania brasileira sobre o processo eleitoral.

“Penso que, em geral, nossos dois líderes vão falar sobre questões de democracia. Nossa posição sobre as eleições no Brasil é bem conhecida. As eleições no Brasil são para o povo brasileiro decidir e, mais uma vez, estamos confiantes nas instituições do Brasil e afirmamos isso repetidamente”, disse Koneff, em reunião na sede da embaixada americana, em Brasília.

Koneff esteve em um briefing com o TSE há alguns dias e frisou a importância da participação de organizações internacionais como observadores do processo eleitoral. O anúncio de tais observadores foi feito pelo atual presidente da corte eleitoral, ministro Edson Fachin.

“Os observadores eleitorais são uma parte natural das eleições em todo o mundo nos dias de hoje. Essas organizações estão participando de quase todas as eleições, inclusive nos Estados Unidos”, frisou o encarregado de negócios americano.

Entre os observadores do pleito brasileiro de 2022 que já foram confirmados, estão a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Bolsonaro confirmou em cima da hora

Reticente sobre a participação no evento, Bolsonaro foi convencido a participar da cúpula após receber uma visita pessoal de um enviado especial de Biden, o ex-senador Christopher Dodd, no Palácio do Planalto. Na ocasião, Dodd explicou os objetivos da cúpula e a importância da presença dos líderes da América Latina.

O colunista do Metrópoles Igor Gadelha apurou que Bolsonaro foi convencido a participar após sinalização dada por Biden de que pretende falar, no encontro bilateral, sobre fertilizantes, combustíveis e inflação global, problemas que afetam os dois países e que estão na pauta do presidente brasileiro.

Cúpula das Américas

A Cúpula das Américas será realizada entre os dias 6 e 10 de junho na cidade de Los Angeles, na Califórnia. Bolsonaro deve comparecer entre os dias 8 e 10, segundo o Itamaraty.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?