Após posse de Trump, site da Casa Branca em espanhol sai do ar
Referências às políticas do governo federal para temas como ambiente, direitos civis e população LGBT também foram excluídas da página
atualizado
Compartilhar notícia
O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, executou o primeiro ato contra a comunidade hispânica no país após assumir o poder. Depois da posse do sucessor de Barack Obama, na sexta-feira (20/1), a Casa Branca eliminou as versões em espanhol de seu website e de suas contas nas mídias sociais.
Referências às políticas do governo federal para temas como ambiente, direitos civis e população LGBT também foram excluídas da página. Em seu lugar, a Casa Branca incluiu as prioridades do novo governo sobre assuntos como combate ao terrorismo, criação de empregos, geração de energia e investimento nas forças militares, entre outros.
A medida representa o distanciamento do governo de Trump em relação aos hispânicos, que integram cerca de 18% da população dos EUA. Além disso, nenhum latino compõe o gabinete do republicano, algo inédito desde 1988.Trump fez comentários considerados hostis à comunidade hispânica durante sua campanha. Além disso, ele atacou imigrantes, chamando, inclusive, a população oriunda do México de estupradores e criminosos, antes de prometer construir um muro na fronteira com o país.