Após adiar Brexit, Tusk aconselha: “Façam melhor uso desse tempo”
Presidente do Conselho Europeu assinou pedido do Reino Unido para adiar saída da União Europeia
atualizado
Compartilhar notícia
A União Europeia (UE) aceitou formalmente o pedido do Reino Unido para adiar o Brexit em três meses. Agora, o prazo para os britânicos saírem do bloco econômico será em 31 de janeiro do ano que vem.
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk (foto em destaque), disse, em rede social, que essa pode ser a última extensão do prazo. “Por favor, façam o melhor uso desse tempo”, alertou.
To my British friends,
The EU27 has formally adopted the extension. It may be the last one. Please make the best use of this time.
I also want to say goodbye to you as my mission here is coming to an end. I will keep my fingers crossed for you.
— Donald Tusk (@eucopresident) October 29, 2019
A decisão do adiamento foi tomada na manhã dessa segunda-feira (28/10/2019), durante reunião de meia hora entre os embaixadores dos países integrantes da UE.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, sempre afirmou que não pediria um novo adiamento para a saída do Reino Unido, mas se viu forçado a fazê-lo quando o Parlamento britânico exigiu mais tempo para discutir o acordo.
Despedida
Enquanto o Reino Unido não consegue sair da UE, Tusk aproveitou a oportunidade para se despedir da presidência do Conselho Europeu. Ele está no cargo desde 2014. “Também quero dizer adeus a vocês, pois minha missão aqui está chegando ao fim. Manterei meus dedos cruzados por vocês”, escreveu. A mensagem foi destinada aos “amigos britânicos” de Tusk.