Apesar de derrota no Brexit, Parlamento britânico mantém May no cargo
Após a vitória, a primeira-ministra prometeu continuar os esforços para aprovar o acordo de retirada da União Européia
atualizado
Compartilhar notícia
O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, não conseguiu os votos suficientes para tirar a primeira-ministra Theresa May do cargo. A oposição perdeu por 306 votos a 225, e, assim, May continuará à frente do comando do Reino Unido.
Após a vitória, a primeira-ministra prometeu continuar os esforços para aprovar o acordo do Brexit, que retira o Reino Unido da União Européia. Ela ainda convidou os partidos da oposição para “encontros pessoais e tratativas”, que começarão ainda na noite desta quarta-feira (16/1).
“Estou pronta para trabalhar com todos os membros do Parlamento para concluir o pacto”, afirmou May. Já Corbyn pediu que May evite um Brexit sem acordo com a União Europeia “em qualquer cenário futuro”.
Votação apertada
Antes da votação, o Parlamento parecia dividido em três correntes, nenhuma majoritária. Cerca de um terço dos deputados do partido de May, o Conservador, apoia o acordo que ela fechou com a UE.
Contra a premiê está a oposição, que defende um novo referendo do Brexit e uma facção no próprio partido de May, que quer deixar a UE sem nenhum acordo. O pacto que May negociou com a União Europeia nos últimos dois anos foi rejeitado por 432 votos a 202.