metropoles.com

Alemanha vai às urnas, Merkel é favorita e já votou

Em Berlim, menos de 30% dos eleitores votaram – porém, 0,1% a mais do que nas últimas eleições legislativas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moritz Hager/World Economic Forum
Moritz Hager/World Economic Forum
1 de 1 Moritz Hager/World Economic Forum - Foto: Moritz Hager/World Economic Forum

Os alemães vão às urnas neste domingo (24/09) em eleições legislativas que definirão os novos membros do Parlamento, com todas as pesquisas de opinião apontando para mais uma reeleição da atual chanceler federal, Angela Merkel. A candidata favorita registrou seu voto com o marido, em Berlim, e não falou com os jornalistas.

Primeiros dados divulgados pela autoridade eleitoral da Alemanha relatam que 41,1% dos eleitores alemães votaram até as 14h00. “Os votos emitidos por carta não foram levados em consideração”, diz a nota. No mesmo período, a participação em 2013 foi de 41,4%. No fim daquela eleição federal, a participação eleitoral chegou a um total de 71,5%.

Por outro lado, cidades registram maior participação do eleitorado em comparação com a eleição legislativa anterior. O salto mais significativo foi registrado em Munique. Até as 14h00, 71,6% dos eleitores da capital da Baviera votaram – há quatro anos, eram apenas 57,6%. O voto por carta também aumentou em Munique de 31,4% para 35,6%.

Em Berlim, menos de 30% dos eleitores foram às urnas – porém, 0,1% a mais do que nas últimas eleições legislativas. Na Alemanha, 61,5 milhões de cidadãos podem votar.

Merkel é favorita
As últimas pesquisas dão ao partido de Merkel, a União Democrata Cristã (CDU), 34% dos votos, o que lhe forçaria a buscar uma coalizão para governar. Em seguida, vem o Partido Social-Democrata (SPD), atual parceiro da CDU no governo, com 21%.

A disputa pelo terceiro lugar concentra as atenções. O partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que vem conseguindo capitalizar as preocupações de parte do eleitorado com a crise migratória, aparece com 13% das intenções de voto, atrás de CDU e SPD.

Se confirmado o muito provável ingresso da AfD no Bundestag, será a primeira vez que um partido populista-nacionalista estará representado no Parlamento alemão no pós-guerra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?