Alemanha pede que Reino Unido notifique rapidamente UE sobre saída
O Ministro das Finaças alemão, Wolfgang Schäuble, lamentou a decisão do plebiscito da semana passada, mas alertou que Londres não deve esperar que os 27 países restantes façam concessões para impedir a saída do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, pediu hoje que o Reino Unido seja rápido em notificar formalmente a União Europeia de suas intenções de deixar o bloco Para ele, a incerteza gerada por essa demora seria ruim para a economia.
Ele lamentou a decisão do plebiscito da semana passada, mas alertou que Londres não deve esperar que os 27 países restantes façam concessões para impedir a saída do país.“Seria apenas justo” que o Reino Unido apresente a notificação e acabe com essa incerteza, afirmou Schäuble. “Nós faremos tudo que está a nosso alcance” para assegurar que os danos dessa decisão não sejam maiores. Os demais 27 países precisam assegurar que a decisão britânica não cause um efeito dominó, disse. “Não podemos descartar tal risco”.
O primeiro-ministro britânico David Cameron afirmou que irá deixar para seu sucessor a invocação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que admite formalmente a intenção do Reino Unido de deixar a UE e iniciar o período de negociação entre os lados, que dura dois anos. Fonte: Dow Jones Newswires.