metropoles.com

Alemanha alerta que pena de morte romperia diálogo entre Turquia e UE

Em coletiva, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, afirmou que “um país que tenha pena de morte não pode ser membro da UE”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Wikipédia
Steffen Seibert
1 de 1 Steffen Seibert - Foto: Reprodução/Wikipédia

A eventual reintrodução da pena de morte na Turquia, possibilidade considerada pelo governo de Ancara, irá levar ao fim das negociações para a entrada do país na União Europeia, afirmou hoje o porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel.

“Um país que tenha pena de morte não pode ser membro da UE”, disse o porta-voz Steffen Seibert, durante coletiva em Berlim. “A implementação de pena de morte na Turquia significaria, desta forma, o fim das conversas sobre a filiação” (de Ancara ao bloco), acrescentou.

Seibert também criticou a resposta do governo turco à frustrada tentativa de golpe lançada por militares na última sexta-feira. Segundo o porta-voz, houve “cenas revoltantes de vingança” contra soldados nas ruas da Turquia e a abrupta demissão de milhares de juízes no fim de semana “levanta graves questões e preocupações”.

Seibert, no entanto, disse que os eventos dos últimos dias na Turquia não afetarão o acordo do país com a UE para limitar o fluxo de refugiados para a Europa, acerto do qual Merkel depende para reduzir o número de pessoas que pedem asilo na Alemanha.

“O acordo sobre refugiados entre a UE e a Turquia será, por enquanto, visto de forma separada dos eventos do fim de semana”, disse o porta-voz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?