Ação militar na Venezuela é possível, diz secretário dos EUA
Declaração de Mike Pompeo ocorre um dia após as manifestações convocadas pela oposição e reprimidas pelas tropas de Maduro
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira (1º/05/2019), em entrevista a uma emissora de TV que os Estados Unidos estão preparados para realizar uma ação militar para conter a turbulência na Venezuela.
“Ação militar é possível. Se for necessário, isso é o que os EUA farão”, afirmou Pompeo. Mesmo assim, ele ressaltou que Washington preferiria uma transição de poder pacífica no país caribenho.
Ainda nesta quarta, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia rejeitou a informação de que teria convencido o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a não fugir do país diante dos protestos.
Pompeo havia afirmado que Maduro estava pronto para deixar a Venezuela na manhã de terça-feira (30/04/2019) diante das manifestações convocadas pelo líder opositor, Juan Guaidó, mas acabou desistindo de seu plano após intervenção da Rússia.
Questionada sobre os comentários de Pompeo, Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, disse que se tratava de uma “guerra de informação”. Moscou já havia acusado anteriormente os EUA de tentar conduzir um golpe de Estado na Venezuela, aliada dos russos, e desmoralizar o Exército ao divulgar notícias falsas.
O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, informou nesta manhã que o secretário de Estado americano conversará em breve com seu colega russo sobre Venezuela.