metropoles.com

Polícia venezuelana publica ameaça a Lula e acirra crise entre países

“Quem mexe com a Venezuela se dá mal”, diz a publicação da Polícia Nacional Bolivariana que mostra a bandeira do Brasil e a silhueta de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram
Imagem colorida, publicação de uma foto da polícia venezuelana - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, publicação de uma foto da polícia venezuelana - Metrópoles - Foto: Instagram

A tensão entre o governo do Brasil e o regime da Venezuela ganhou novo capítulo, nesta quinta-feira (31/10), após uma publicação da Polícia Nacional Bolivariana nas redes sociais. Na postagem, uma imagem mostra a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bandeira brasileira, com a mensagem “Quem mexe com a Venezuela se dá mal”.

A imagem publicada não mostra explicitamente o presidente Lula, já que o rosto está borrado. Entretanto, a silhueta expõe um homem de cabelos e barba grisalha, semelhante ao chefe de estado brasileiro.

“Quem mexe com a Venezuela se dá mal”. “Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos canto de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”.

O ministro do Interior e influente dirigente chavista, Diosdado Cabello, também é mencionado na postagem. Nos últimos dias, várias autoridades do regime direcionaram ataques a membros do governo brasileiro, após um aumento da crise entre os países.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Policía Nacional Bolivariana (@pnbvzla)

Clima tenso

As relações entre Brasil e Venezuela ficaram enfraquecidas em julho deste ano, após as eleições venezuelanas, vencidas por Nicolás Maduro, que é acusado internacionalmente de fraudar o pleito. A tensão aumentou após o Brasil vetar a adesão de Caracas aos Brics.

Após declarações polêmicas de autoridades brasileiras, incluindo Celso Amorim, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela convocou seu embaixador em Brasília para consultas, nesta quarta-feira (30/10).

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e figura-chave no governo de Nicolás Maduro, anunciou que pedirá ao Legislativo para declarar Celso Amorim “persona non grata” devido à sua “posição absolutamente prostrada aos designs do império agressor” contra a Venezuela.

Celso Amorim declarou que a reação venezuelana ao veto foi “desproporcional, cheia de acusações ao presidente Lula e à chancelaria”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?