metropoles.com

Polícia prende haitiano que contratou homens para matar presidente

Charles Emmanuel Sanon vive nos EUA e contratou os mercenários suspeitos de assassinar Jovenel Moise

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A polícia do Haiti prendeu nesse domingo (11/7) um cidadão haitiano que vive nos Estados Unidos, suspeito de contratar os mercenários que assassinaram o presidente do país, Jovenel Moise, na última semana.

O diretor-geral da Polícia Nacional, Léon Charles, afirmou que Charles Emmanuel Sanon, de 63 anos, “entrou no Haiti a bordo de um avião particular com objetivos políticos”. As informações são do portal G1.

De acordo com o diretor-geral da Polícia, Sanon chegou ao Haiti em junho, acompanhado de vários colombianos contratados para fazer a sua segurança. “Então a missão mudou”.

“A missão era deter o presidente da República e daí se montou a operação. Depois, mais 22 pessoas entraram no Haiti”, afirmou o chefe da polícia haitiana em uma entrevista coletiva.

Segundo Charles, os suspeitos de matar o presidente ligaram para Sanon quando foram cercados. “Quando nós, a polícia, bloqueamos o avanço desses bandidos depois de terem cometido seu crime, a primeira pessoa para quem um dos agressores ligou foi Charles Emmanuel Sanon”.

O chefe da polícia disse que, na sequência, Sanon “entrou em contato com outras duas pessoas que consideramos autores intelectuais do assassinato do presidente Jovenel Moise”. A identidade dois suspeitos não foi revelada.

Assassinato do presidente

Moise foi morto a tiros em casa, durante a madrugada da última quarta-feira (7/7). A primeira-dama foi baleada e hospitalizada. Gravemente ferida, ela foi transferida para Miami, nos Estados Unidos, onde segue internada.

Membros do governo americano chegaram ao Haiti no domingo para ajudar nas investigações e se reuniram com o diretor-geral da Polícia Nacional. São funcionários do FBI (a Polícia Federal dos EUA) e dos departamentos de Estado, de Justiça e de Segurança Interna.

A delegação americana também teve reuniões em separado com os principais atores políticos locais, entre eles o primeiro-ministro interino do país, Claude Joseph, e o presidente do Senado, Joseph Lambert.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?