Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão e prende motorista
Autoridades investigam caso. Identificação dos cadáveres deve ser demorada e ainda não se sabe as causas das mortes
atualizado
Compartilhar notícia
Um motorista de 25 anos, da Irlanda do Norte, foi preso nesta quarta-feira (23/10/2019) após policiais encontrarem 39 corpos na parte traseira do caminhão dele. O caso foi registrado em Essex, um condado da Inglaterra situado no sudeste do Reino Unido. Ainda não há confirmação dos investigadores, mas a principal suspeita é que se trate de um caso de tráfico humano.
Em nota, a Polícia de Essex informou que entre os cadáveres estava o de um adolescente. O veículo estava no Parque Industrial Waterglade, em Grays, quando serviços de emergência foram acionados. A área é uma propriedade industrial usada constantemente como ponto de parada para caminhões.
Os socorristas foram imediatamente até o local, mas encontraram todas as vítimas sem vida. Eles acionaram a polícia por volta de 1h40. As autoridades indicam que o caminhão é da Bulgária e entrou no país em Holyhead, no Norte do País de Gales – um dos principais portos para balsas da Irlanda – no sábado (19/10/2019).
O motorista foi levado sob custódia por suspeita de assassinato. Um grande bloqueio foi feito no local onde os corpos foram localizados, na Eastern Avenue, uma das principais de Londres. Segundo o superintendente-chefe da polícia Andrew Mariner, as vítimas ainda estão sendo identificadas, um processo que deve ser demorado. “Este é um incidente trágico em que um grande número de pessoas perdeu a vida. Nossas perguntas estão em andamento para esclarecer o que aconteceu”, explicou.
Em entrevista coletiva, a subchefe de polícia Pippa Mills afirmou que a prioridade agora é saber quem são as vítimas e fez um apelo para que as pessoas entrem em contato para passar informações que possam ajudar na apuração do crime. “É uma tragédia absoluta e um dia muito triste para a polícia de Essex e a comunidade local. Continuaremos a trabalhar ao lado de muitas outras agências parceiras para descobrir o que levou a essas mortes”, comentou.
Incidente trágico
Pelo Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que estava “chocado” com a situação. “Estou sendo atualizado regularmente, e o Ministério do Interior vai trabalhar em estreita colaboração com a Polícia de Essex, à medida que determinamos exatamente o que aconteceu. Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam a vida e seus entes queridos.”
I’m appalled by this tragic incident in Essex. I am receiving regular updates and the Home Office will work closely with Essex Police as we establish exactly what has happened. My thoughts are with all those who lost their lives & their loved ones.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) October 23, 2019
A secretária do Interior, Priti Patel, também desabafou sobre o caso em um post no Twitter, classificando o episódio como absolutamente trágico. “Chocada e triste com este incidente absolutamente trágico em Greys. A polícia de Essex prendeu um indivíduo e devemos dar espaço para que eles conduzam as investigações”, tuitou.
Ainda não se sabem as causas das mortes ou de onde estas pessoas são, mas uma das suspeitas é de tráfico humano. A rota que o veículo deveria fazer também é desconhecida. Em 2000, 58 imigrantes perderam a vida em um caminhão que viajava de balsa da Bélgica para a Grã-Bretanha. Eles provavelmente morreram de asfixia depois de ficarem presos no recipiente por mais de 18 horas.
Shocked & saddened by this utterly tragic incident in Grays. Essex Police has arrested an individual and we must give them the space to conduct their investigations.
— Priti Patel MP (@patel4witham) October 23, 2019