Polícia catalã diz ter identificado autor de atentado em Barcelona
De acordo com as autoridades locais, o marroquino Younes Abouyaaqoub, de 22 anos, dirigiu a van que matou 13 pessoas na quinta-feira (17/8)
atualizado
Compartilhar notícia
A polícia autônoma catalã identificou o autor do atentado em Barcelona que deixou 13 vítimas fatais e mais de 100 feridos na quinta-feira (17/8). De acordo com as investigações, o marroquino Younes Abouyaaqoub, 22 anos, dirigiu a van usada no ataque em Las Ramblas, uma das principais vias da cidade espanhola. O suspeito segue foragido.
No Twitter, a polícia disse que reconheceu o suposto terrorista. Em entrevista à Rádio Catalunha, Joaquim Forn, chefe de interior do governo da Catalunha, esclareceu que “tudo aponta” para que Aboouyaaqoub seja o autor do atentado terrorista. Ele também confirmou a caçada para encontrá-lo.
Imagens de câmeras das lojas próximas ao local do atentado mostram que o jovem fugiu a pé e atravessou, tranquilamente, um mercado na região. A polícia procura pistas para encontrar o foragido.Identified the driver van of the Barcelona attack #Barcelona #Cambrils
— Mossos (@mossos) August 21, 2017
Abouyaaqoub vivia em Ripoll, principal cidade onde ocorre a investigação do episódio terrorista. No sábado (19), autoridades haviam indicado que dois dos suspeitos que ainda não tinham sido encontrados estariam mortos.
No domingo (20), elas disseram que tinham mais certeza de que os dois — ainda não identificados para o público — morreram na explosão ocorrida na cidade de Alcanar. A polícia acredita que os suspeitos estavam fabricando bombas para utilizá-las em pelo menos um ataque com explosivos em Barcelona. Os planos foram frustrados quando houve uma explosão acidental no local, na noite de quarta-feira.
(Com informações da Agência EFE e da Dow Jones Newswires)