metropoles.com

Polícia canadense descarta terrorismo em atropelamento que matou 10

“O incidente definitivamente pareceu deliberado”, afirmou o chefe de polícia da cidade de Toronto, Mark Saunders

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
van toronto
1 de 1 van toronto - Foto: null

A polícia de Toronto, maior cidade do Canadá, ouviu testemunhas e analisou imagens de câmeras de vigilância para determinar a motivação do atropelamento, ocorrido na tarde desta segunda-feira (23/4), que deixou ao menos 10 mortos e 15 feridos após o condutor de uma van jogar o veículo sobre uma calçada lotada.

O suspeito, de 25 anos, foi capturado após um breve confronto com a polícia. Apesar de ainda não ter determinado a causa do incidente, o chefe de polícia da cidade, Mark Saunders, considera o atropelamento intencional. “O incidente definitivamente pareceu deliberado”, afirmou, nesta terça-feira (24). O suspeito, Alek Minassian, mora no subúrbio de Toronto, em Richmond Hill, e não tinha passagens pela polícia.

O único pronunciamento das autoridades sobre a causa do acidente foi para afastar uma possível conexão do caso com terrorismo. A relação foi feita em razão da série de ataques contra pedestres na Europa e nos EUA, bem como pela presença de líderes mundiais em reunião das nações que compõem o G-7. De acordo com Saunders, “não há nada que faça comprometer a segurança nacional neste momento”.

Poucas informações foram divulgadas sobre o caso. “Precisamos de cada peça deste quebra-cabeça para que possamos ter uma imagem completa e explicar exatamente o que aconteceu aqui”, disse o policial.

A van subiu na calçada por volta das 13h30 desta segunda (horário local), atingindo os pedestres. De acordo com a polícia, 26 minutos se passaram entre a primeira ligação ao serviço de emergência e a prisão do motorista.

“Estou sem palavras. Não posso acreditar que isso tenha acontecido aqui. Coisas assim não acontecem no Canadá”, disse a enfermeira Melissa Phillips, enquanto passeava com seu cachorro na noite desta segunda-feira, a poucos passos de onde pedestres haviam sido atingidos mais cedo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?