metropoles.com

Polêmicas: saiba quem foi Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru

Alberto Fujimori ficou conhecido por sua presidência controversa no Peru, onde governo durante uma década, entre 1990 e 2000

atualizado

Compartilhar notícia

Yamaguchi Haruyoshi/Corbis via Getty Images
Imagem colorida mostra Alberto Fujimori - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Alberto Fujimori - Metrópoles - Foto: Yamaguchi Haruyoshi/Corbis via Getty Images

Conhecido como um dos políticos mais controversos da América Latina, Alberto Fujimori morreu nesta quarta-feira (11/9), aos 86 anos, em Lima, capital do Peru. 

Fujimori ocupou a presidência peruana durante uma década, entre 1990 e 2000, em uma administração marcada por denúncias de corrupção, desrespeito aos direitos humanos e abuso de poder.

Após ser eleito presidente do Peru em 1990, Fujimori aplicou um autogolpe dois anos depois. Com o apoio das Forças Armadas, o ex-político dissolveu o Congresso e fechou outras instituições democráticas no país. Após o episódio, seu governo passou a ser descrito como autoritário.

2 imagens
1 de 2

Ex-presidente do Peru Alberto Fujimori

Kurita KAKU/Gamma-Rapho via Getty Images
2 de 2

Mariana Bazo/Getty Images

Em 2000, denúncias de corrupção e abuso aos direitos humanos emergiram contra Fujimori, que deixou o país no mesmo ano rumo ao Japão. Por lá, o ex-presidente peruano permaneceu até 2005, quando foi detido no Chile durante uma visita.

Dois anos depois, ele foi extraditado para o Peru, onde foi julgado e condenado por crimes contra a humanidade praticados durante seu mandato. Entre eles, o assassinato de 25 pessoas entre 1991 e 1992, cometidos por esquadrões da morte.

Fujimori cumpria pena desde 2009. Ele chegou a ser libertado em 2017, graças a um induto do então presidente Pedro Pablo Kuczynski. A medida foi revogada no ano seguinte, obrigando o ex-presidente a voltar para a prisão em 2019.

Ele permaneceu preso até 2023, quando foi solto após um tribunal peruano contrariar a decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) e reestabelecer o indulto que livrou Fujimori da cadeia. 

O ex-presidente linha dura lutava contra um câncer na língua desde maio deste ano, e recebia tratamentos médicos na casa de uma de suas filhas, Keiko Fujimori, na capital peruana. Fujimori foi visto publicamente pela última vez em 4 de setembro, saindo de um hospital privado no Peru.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?