Piñera salvou colegas ao pedir que pulassem da aeronave antes de queda
O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morreu nessa terça-feira (6/2) após um acidente de helicóptero na província de Ranco
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera mandou os passageiros do helicóptero que ele pilotava que pulassem antes da queda. Com isso, ele salvou a vida dos colegas. O relato é da irmã do político, Magdalena Piñera, que estava na aeronave no momento do acidente.
“Pulem vocês primeiro porque, se eu pular junto, o helicóptero vai cair em cima de todos nós”, teria pedido o ex-presidente do Chile. A declaração de Magdalena foi reproduzida pelos jornais chilenos e espanhóis.
Piñera teria ficado no helicóptero para tentar retomar o controle da aeronave. De acordo com informações iniciais, o ex-presidente chileno tentou se soltar, mas não conseguiu e acabou se afogando.
O helicóptero que era pilotado por Piñera ficou submerso a 40 metros de profundidade. A aeronave caiu no Lago Ranco, que pertence à província chilena de Ranco, na Região de Los Rios.
“Piñera procurou se aproximar da superfície do lago para que seus companheiros pudessem pular na água com segurança enquanto ele tentava controlar a máquina [o helicóptero]”, contou Magdalena ao jornal El Mundo.
A aeronave começou a perder altitude quando estava próximo da casa do empresário José Cox, amigo do ex-presidente chileno.
Luto
Sebastián Piñera governou o Chile durante dois mandatos, entre 2010 e 2014 e 2018 e 2022. Ele foi o primeiro político de direita a conquistar a Presidência do país em duas ocasiões desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
O atual presidente do Chile, Gabriel Boric, decretou luto nacional de três dias em decorrência do falecimento de Piñera.