metropoles.com

Pílulas abortivas poderão ser vendidas em farmácias dos Estados Unidos

Venda é autorizada em farmácias dos Estados Unidos desde 3ª. Medida ocorre após a Suprema Corte do país reverter o direito do aborto em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
pílulas
1 de 1 pílulas - Foto: Getty Images

A agência reguladora Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos autorizou, pela primeira vez, a comercialização de pílulas abortivas em farmácias do país na terça-feira (3/1). A medida ocorre após a Suprema Corte dos EUA reverter o direito constitucional de interromper a gravidez, no ano passado.

O FDA funciona nos Estados Unidos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Por questões de segurança, a rotulagem da FDA restringiu, por mais de 20 anos, a distribuição das pílulas para apenas determinados consultórios e clínicas especializadas.

Desde terça-feira (3/1), os estabelecimentos podem solicitar a certificação para distribuir a pílula abortiva mifepristona com um dos dois fabricantes do medicamento.

A decisão amplia o acesso ao aborto medicado. Mas vale lembrar que, em 2022, a Suprema Corte dos Estados Unidos revogou a decisão histórica “Roe v. Wade”, de 1973. Atualmente, mais de uma dúzia de estados norte-americanos proibiram a prática.

As fármacias poderão vender a mifepristona diretamente aos pacientes, porém, apenas na apresentação de receita prescrita por um médico certificado. Mas, a decisão de comercializar a pílula, fica a cargo dos estabelecimentos.

O uso da pílula foi aprovado pela primeira vez em 2000, mas, apenas para a interrupção médica da gestação de até sete semanas de gestação.

Desde 2016, uso do medicamento foi estendido para até dez semanas de gravidez quando usado em conjunto com o misoprostol.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?