Pilotos “esqueceram do trem de pouso” em acidente que matou 97 pessoas
Segundo as autoridades do Paquistão, os pilotos estavam discutindo sobre o coronavírus e não perceberam o erro
atualizado
Compartilhar notícia
O acidente de avião no Paquistão com um Airbus 320, em maio, que causou a morte de 97 pessoas, ganhou uma explicação nesta sexta (26/6). Segundo as autoridades do país, os pilotos estavam na cabine discutindo sobre o novo coronavírus quando, na hora de pousar, esqueceram de descer o trem de pouso.
O ministro da aviação paquistanês, Ghulam Sawar Khan, e os investigadores exibiram um vídeo de câmeras de segurança que mostra o momento em que o avião tentar pousar, os pilotos percebem o erro e não conseguem levantar voo novamente. Isso ocorreu na segunda tentativa de aterrisagem da aeronave.
“O piloto e o copiloto não estavam focados no que faziam e conversavam sobre o coronavírus. O (vírus) estava na cabeça deles. As família deles foram afetadas e estavam discutindo sobre o assunto. Infelizmente, o piloto esta muito confiante”, disse o ministro.
Ao bater no solo, os dois motores foram danificados e, por isso, não conseguiram subir com o avião novamente. Além do erro de não baixar o trem de pouso, as autoridades apontaram ainda que a aeronave ficou muito mais alto durante a aproximação e ignoraram o pedido dos controladores de voo para voar em círculos e perderem peso.
Os pilotos ignoraram “repetidamente” os pedidos para não pousar e os avisos de peso excessivo do avião. Apenas duas pessoas sobreviveram ao acidente.