Piloto faz pouso milagroso após avião se chocar com gaivotas na Rússia
Após aterrissagem de emergência, 23 das 233 pessoas a bordo, que ficaram feridas, foram levadas ao hospital
atualizado
Compartilhar notícia
Vinte e três pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, em um incidente com um avião de passageiros de uma companhia russa. Com os motores desligados, o piloto conseguiu realizar um pouso de emergência em um milharal próximo a Moscou, momentos depois que o Airbus 321 da Ural Airlines, com 233 pessoas a bordo, foi atingido por um bando de gaivotas, de acordo com informações das autoridades russas.
Ao jornal BBC, o Ministério da Saúde afirma que cinco crianças estavam entre as pessoas hospitalizadas. O avião havia acabado de decolar, com destino a Simferopol, capital da República Autônoma da Crimeia, quando ocorreu a colisão com as aves. O choque fez com que os motores ficassem avariados.
A imprensa estatal russa chamou a aterrissagem de “milagre de Ramensk”, nome do local onde o avião parou, a cerca de 50 quilômetros de Moscou. Segundo a companhia aérea, o avião ficou tão danificado que não terá condições de voar novamente. Foi aberta uma investigação para apurar o caso.
Passageiros relataram à mídia local que a aeronave começou a tremer violentamente após a decolagem, as luzes do lado direito direito piscaram e eles sentiram cheiro de algo queimado. Assim que os pilotos concluíram o pouso emergencial, os passageiros feridos foram retirados e levados ao hospital. A maioria do grupo, que sobreviveu ilesa, foi levada de volta ao aeroporto.
Embora pareçam incomuns, as colisões entre pássaros e aviões são comuns na aviação, com milhares de registros reportados em todo o mundo. No entanto, raramente resultam em acidentes ou causam danos à aeronave.
Russians have now similar hero as “Sully,” his name Damir Yusupov, second pilot Gregory Murzin. They managed to land the plane U6178 A321 @Ural_Air_Lines with busted two engines into the field. All 226 passengers and 7 members of the crew alive and well. pic.twitter.com/vcQjBrqQff
— Vlad Markov (@vmarkov) August 15, 2019
Captain Damir Yusupov with co-pilot Gregory Murzin #U6178 landed without chassis and with full tanks of fuel into a cornfield, saving everyone aboard of A321 @Ural_Air_Lines pic.twitter.com/62cSY7x9WA
— Vlad Markov (@vmarkov) August 15, 2019