metropoles.com

Piloto de avião que sobrevoou Washington foi visto com a cabeça tombada

Piloto de caça sugere que comandante do avião estava inconsciente pouco antes de cair em região montanhosa perto da capital dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Celal Gunes/Anadolu Agency via Getty Images
Imagem colorida mostra A Polícia Estadual e investigadores chegam ao local do acidente depois que um pequeno avião caiu em uma área montanhosa no estado da Virgínia no domingo, após relatos de um estrondo sônico perto da capital dos EUA, Washington - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra A Polícia Estadual e investigadores chegam ao local do acidente depois que um pequeno avião caiu em uma área montanhosa no estado da Virgínia no domingo, após relatos de um estrondo sônico perto da capital dos EUA, Washington - Metrópoles - Foto: Celal Gunes/Anadolu Agency via Getty Images

As autoridades dos Estados Unidos chegam cada vez mais perto de desvendar a causa da queda de um avião em região montanhosa perto de Washington. O piloto de um caça que seguiu a aeronave afirmou ter visto o comandante com a cabeça caída, sugerindo inconsciência.

O avião havia sobrevoado a capital norte-americana e, por isso, interceptado por caças F-16 – o que resultou em um estrondo sônico que assustou moradores da cidade.

4 imagens
Caças norte-americanos
Caminho feito pelo avião
A polícia estadual e alguns investigadores chegam ao local do acidente depois que um pequeno avião caiu em uma área montanhosa no estado da Virgínia no domingo, após relatos de um estrondo sônico perto da capital dos EUA, Washington
1 de 4

Adam Gerhardt é o investigador principal no caso do avião que sobrevoou Washington sem autorização e caiu

Celal Gunes/Anadolu Agency via Getty Images
2 de 4

Caças norte-americanos

Dogukan Keskinkilic/Anadolu Agency via Getty Images
3 de 4

Caminho feito pelo avião

Reprodução/Google Maps
4 de 4

A polícia estadual e alguns investigadores chegam ao local do acidente depois que um pequeno avião caiu em uma área montanhosa no estado da Virgínia no domingo, após relatos de um estrondo sônico perto da capital dos EUA, Washington

Celal Gunes/Anadolu Agency via Getty Images

De acordo com pessoas entrevistadas pelo jornal Washington Post, com base nos dados de voo disponíveis, o piloto teria ficado inconsciente, provavelmente por causa de uma perda de pressurização. Assim, o avião voou no piloto automático até ficar sem combustível e cair com o comandante e três passageiros. Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês), todos morreram “sob circunstâncias desconhecidas”.

Os investigadores do governo estão no local, mas devem precisar de três a quatro dias para achar os restos da aeronave porque a região montanhosa é de difícil acesso. “Os destroços estão muito fragmentados”, explicou Adam Gerhardt, investigador principal.

Como aconteceu

O avião Cessna Citation é da Encore Motors, empresa de John Rumpel com sede na Flórida. Segundo o próprio Rumpel, a aeronave saiu no domingo (4/6) de Elizabethton, no Tennessee, com quatro pessoas: sua filha, Adina Azarian; a neta de 2 anos e meio, Aria; e uma babá (que ainda não havia sido identificado); além do piloto, Jeff Hefner. Eles iria para a casa do empresário em East Hampton, no estado de Nova York.

O Cessna Citation tinha como destino Long Island, mas por algum motivo retornou para o sul e acabou sobrevoando a capital Washington sem permissão. Nesse momento, seis caças F-16 saíram da base militar Andrews, em Maryland, e de outras duas bases. A autorização era para usarem velocidade supersônica a fim de interceptar o avião.

Os pilotos e os controladores de tráfego aéreo não conseguiram fazer contato com o piloto. Mas, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Washington Post, um dos pilotos chegou a ver o comandante do avião com a cabeça caída. Às 15h23 (horário local), a aeronave começou a perder altitude. Nove minutos depois, ele caiu.

Rumpel também disse às autoridades que o avião pode ter caído após perder a pressão. Assim, todos lá dentro perderam a consciência.

Segundo documento da FAA, Hefner era um piloto experiente e sua classificação o qualificava para pilotar vários tipos de aeronave, inclusive um Boeing 737. Também estava com os exames médicos em dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?