Piloto brasileira morre após avião cair em combate a incêndio nos EUA
O acidente ocorreu no estado de Montana, nos EUA. A piloto foi identificada como Juliana Turchetti, de 45 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma piloto agrícola brasileira morreu em um acidente aéreo no estado de Montana, nos Estados Unidos (EUA). Ela pilotava uma aeronave durante uma operação de combate a um incêndio florestal nessa quarta-feira (10/7).
A vítima, que pilotava um Air Tractor 802, foi identificada como a piloto agrícola brasileira Juliana Turchetti, de 45 anos. Ela deixa um filho de 17 anos, conforme informaram autoridades locais.
O acidente ocorreu durante uma manobra para o abastecimento de água utilizada no combate às chamas, movimento conhecido como scooping. Conforme informações do site Montana Right Now, autoridades tentaram socorrer a Juliana Turchetti, sem sucesso.
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) lamentou a morte e destacou que Turchetti foi a primeira brasileira a voar turboélice nos Estados Unidos e a pilotar o Fire Boss, utilizado no combate a incêndios e considerado o maior avião agrícola do mundo.
“Uma mostra da força feminina no setor e da garra e profissionalismo dos pilotos brasileiros, Juliana seguirá sendo um exemplo da determinação para dezenas de jovens que todos os anos lutam para se formar e se especializar em escolas de aviação de todo o Brasil”, declarou o sindicato.
Turchetti era uma piloto experiente, com mais de 6,5 mil horas de voo. Ela entrou para a aviação comercial em 2007 e, em 2013, migrou para a aviação agrícola. Em 2018, se mudou para os Estados Unidos, onde se tornou a primeira brasileira a voar em lavouras no país.