metropoles.com

PIB da China cresce 8,1% em 2021, mas desacelera no 4º trimestre

País asiático registrou crescimento de 4% no último trimestre de 2021, considerado o resultado mais fraco desde o 2º trimestre de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
bolsa de valores
1 de 1 bolsa de valores - Foto: IStock

O crescimento da economia chinesa foi de 4% no quatro trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2020, segundo informações divulgadas pelo Departamento Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira (17/1).

Apesar da alta, o crescimento — considerado maior que o esperado — ainda está em ritmo fraco, uma vez que o Banco Central da China cortou taxas de empréstimo para amortecer o ritmo de desaceleração no início de 2022.

O índice de 4% ocorre após uma alta de 4,9% no 3º trimestre, em meio a sinais de enfraquecimento do consumo e de desaceleração do setor imobiliário. Foi o resultado trimestral mais fraco desde o 2º trimestre de 2020.

De acordo com uma pesquisa feita pela agência Reuters junto a analistas, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês tinha uma expansão prevista de 3,6% em relação a 2020. Com o índice de 4%, no entanto, o país teve um crescimento de 8,1% em 2021, contra os 8% esperados por analistas.

Em meio à recuperação após uma queda em razão da pandemia de coronavírus, a economia chinesa começou o ano de 2021 forte, mas perdeu força após uma crise imobiliária, restrições de dívidas e restrições contra a Covid-19, que, no geral, atingiram o consumo da população da China.

Indústria, varejo e investimentos

A produção industrial da China cresceu 4,3% em dezembro se comparado ao mesmo mês de 2020. Já os investimentos em ativos fisicos cresceram 4,9% em 2021.

As vendas de varejo, no entanto, ficaram abaixo das previsões e registraram um aumento de apenas 1,7% em relação ao ano anterior. O índice representa o ritmo mais lento do setor desde agosto de 2020. A expectativa era de que o varejo crescesse cerca de 3,7%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?