PF veta 2 nomes de brasileiros que pediram repatriação do Líbano
3 mil brasileiros no Líbano manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Mas PF vetou nome de 2, por possíveis ligações com Hezbollah
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) vetou pelo menos dois nomes da lista de brasileiros que solicitaram repatriação do Líbano, alegando “questões de segurança”, segundo fontes do governo.
Cerca de 3 mil brasileiros residentes do país manifestaram interesse em retornar ao Brasil junto à Embaixada, em Beirute. O primeiro voo dessa operação está previsto para chegar neste sábado (5/10). As informações são da CNN.
De acordo com a CNN, uma lista de brasileiros está sendo vasculhada pela PF para garantir que não existam integrantes do Hezbollah infiltrados. Israel segue em conflito com o braço paramilitar do grupo.
Dois brasileiros com suspeitas de ligação com o Hezbollah foram presos pela PF em São Paulo no ano passado.
Os agentes da PF verificam as informações fornecidas pelos brasileiros em formulários, cruzando-as com bancos de dados internacionais, como os da Interpol.
A PF também auxilia na emissão de documentos para pessoas que possam ter pendências, como passaporte vencido. A intenção é que esse tipo de situação não impeça o embarque ao Brasil.
De volta ao Brasil
O primeiro voo realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) ocorreu nesta última quarta-feira (2/10). A decolagem partiu do Aeroporto Internacional do Galeão (RJ).
A aeronave do modelo KC-30 aguarda autorização em Lisboa, Portugal, para seguir para Beirute.
O voo com os brasileiros poderá sair na sexta-feira (4/10) e chegar a território nacional no sábado (5/10).