metropoles.com

Petro corrige anúncio de resgate de crianças em acidente na Colômbia

Presidente colombiano anunciou o resgate de quatro crianças vítimas de acidente aéreo no país. Informação foi negada por órgãos oficiais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasil
ima
1 de 1 ima - Foto: Agência Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou um pedido de desculpas na tarde desta quinta-feira (18/5) após informar precipitadamente que três crianças e um bebê foram resgatados na Floresta Amazônica colombiana depois de um acidente aéreo. O líder colombiano havia utilizado as redes sociais para divulgar o suposto socorro das quatro vítimas, o que não ocorreu.

“Decidi excluir o tuíte porque as informações fornecidas pelo ICBF não puderam ser confirmadas. Sinto muito pelo que aconteceu. As Forças Armadas e as comunidades indígenas continuarão em sua busca incansável para dar ao país a notícia que tanto espera”, escreveu Petro.

Dificuldade de confirmação

Horas antes da publicação do novo tuíte, órgãos oficiais e familiares dos desaparecidos já haviam desmentido a informação. As Forças Armadas e a empresa responsável pela aeronave afirmaram à imprensa colombiana que o contato com as vítimas procuradas ainda não havia acontecido.

O Instituto Colombiano pelo Bem-Estar da Família (ICBF), responsável pela divulgação do socorro, reiterou, em nota, a atualização do presidente. O órgão afirmou que a informação do encontro das crianças havia partido de moradores locais via comunicação por satélite, mas as condições climáticas e a dificuldade de entrada na mata dificultaram a confirmação.

As buscas pelos menores de idade continuam, com a mobilização de mais de 100 militares, bombeiros e autoridades da aviação civil.

Relembre caso

O acidente responsável pelo desaparecimento das quatro crianças na Floresta Amazônica aconteceu no dia 1º de maio, quando a aeronave partiu da cidade colombiana Araracuara. O voo tinha como destino San Jose del Guaviare. Perto do pouso, o avião enviou um alerta de falha no motor e sumiu dos radares.

Equipes de resgate localizaram o corpo de mais três adultos que também estavam a bordo do transporte. São eles: o piloto, Hernando Murcia Morales; o líder indígena Herman Mendoza; e a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy. Os três foram encontrados sem vida entre os destroços.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?