Pesquisa mostra situação complicada de Kamala e Trump em estados-chave
Pesquisa Times/Siena apresenta tendências nos estados da Pensilvânia e do Arizona, estados-chave para a disputa
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa Times/Siena divulgada neste sábado (12/10) mostra um cenário apertado na disputa entre Kamala Harris e o o ex-presidente Donald Trump. O levantamento apresenta tendências em dois estados-chave na corrida pela Casa Branca.
Kamala Harris aparece na liderança no estado da Pensilvânia, enquanto Trump tem vantagem no Arizona. No Arizona, o ex-presidente aparece com 51% e a vice-presidente, com 46%. Já na Pensilvânia, Harris tem vantagem e aparecem com 50%, conta 47% de Trump.
A vantagem maior ou menor tem relação com a posição dos candidatos em relação a temas importantes ao eleitor. Na Pensilvânia, por exemplo, a posição de Kama Harris em relação ao tema do aborto a favorece na disputa. A vitória, porém, ainda não é dada como certa em qualquer um dos estados.
A campanha eleitoral se aproxima da reta final e, por isso, os candidatos tentam afinar posições para atrair o maior número de eleitores. Os cidadãos norte-americanos vão às urnas em 5 de novembro deste ano, portanto, daqui a menos de um mês.
As eleições dos EUA possuem uma dinâmica diferente das brasileiras, diante desse cenário, o resultado é definido pelos chamados “swing states” (estados-pêndulos), que são aqueles que não têm um partido definido, ou seja, eles variam de eleição para eleição e, por isso, são os principais alvos dos candidatos.
Sendo assim, nesse último mês o foco dos candidatos está nesses sete estados: Arizona, Georgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin.