Pesquisa indica vitória de Luis Arce nas eleições da Bolívia
Números divulgados pelo Instituto Ciesmori, na madrugada desta segunda-feira (19/10), apontam vitória do candidato apoiado por Evo Morales
atualizado
Compartilhar notícia
O socialista Luis Arce, candidato apoiado pelo ex-presidente Evo Morales, deve vencer a eleição presidencial boliviana, segundo pesquisa do instituto Ciesmori divulgada pelo canal privado Unitel, na madrugada desta segunda-feira (19/10).
O levantamento aponta que Arce obteve 52,4% dos votos, contra 31,5% do centrista Carlos Mesa. Caso o resultado da pesquisa se confirme, Arce será eleito com uma porcentagem maior do que a obtida por Evo em 2019 — na ocasião, Morales teve 47,07% dos votos, enquanto Carlos Mesa marcou 36,51% —, antes da turbulenta renúncia, em novembro de 2019, em meio a reclamações de fraude nas eleições.
A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez Chavez, comentou o resultado da pesquisa em seu perfil no Twitter. “Ainda não temos uma contagem oficial, mas pelos dados que temos, o Sr. Arce e o Sr. Choquehuanca venceram as eleições. Parabenizo os vencedores e peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”, escreveu.
Aún no tenemos cómputo oficial, pero por los datos con los que contamos, el Sr. Arce y el Sr. Choquehuanca han ganado la elección. Felicito a los ganadores y les pido gobernar pensando en Bolivia y en la democracia.
— Jeanine Añez Chavez (@JeanineAnez) October 19, 2020
Arce também se manifestou sobre o resultado. “Muito grato com o apoio e a confiança do povo boliviano. Recuperamos a democracia e retomaremos a estabilidade e a paz social. Unidos, com dignidade e soberania”. Carlos Mesa ainda não se pronunciou.
Muy agradecidos con el apoyo y confianza del pueblo boliviano. Recuperamos la democracia y retomaremos la estabilidad y la paz social. Unidos, con dignidad y soberanía #VamosASalirAdelante pic.twitter.com/vFO9Mr1o44
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) October 19, 2020
Exilado na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemorou a vitória em suas redes sociais. “Minhas mais sinceras felicitações aos irmãos Luis Arce e David Choquehuanca por essa grande vitória, e às autoridades eleitas, Assembleia Legislativa, aos movimentos sociais, aos militantes e simpatizantes do MAS-IPSP, agradeço seu esforço e compromisso com a Bolívia”, escreveu Evo.
Mis más sinceras felicitaciones a los hermanos @LuchoXBolivia y @LaramaDavid por esta gran victoria, y a las autoridades electas, Asamblea Legislativa, a los movimientos sociales, a los militantes y simpatizantes del MAS-IPSP les agradezco su esfuerzo y compromiso con #Bolivia. pic.twitter.com/9DipRz8qWk
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) October 19, 2020
Para ser eleito no primeiro turno no país, é preciso que o candidato obtenha 50% dos votos ou que alcance 40%, com 10% de diferença para o segundo colocado. O resultado oficial deve ser divulgado nos próximos dias. A contagem de votos pode ser acompanhada no site do Supremo Tribunal Eleitoral boliviano.