Peru: México concede asilo político à família de Pedro Castillo
Família de Castillo procurou abrigo na embaixada do México no Peru; em coletiva, o chanceler mexicano confirmou asilo político
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, confirmou que o país concedeu asilo político à família do ex-presidente do Peru Pedro Castillo, destituído pelo Congresso por tentar aplicar um golpe de Estado.
Durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (20/12), o chanceler comunicou que familiares de Castillo estão na embaixada mexicana. “Eles receberam asilo porque estão em território mexicano, estão em nossa embaixada”, disse.
Em 9 de dezembro, Castillo oficializou o pedido de asilo político ao México. Para seu advogado, ele é “vítima de perseguição política”. O ex-presidente deposto está preso no Peru.
Ebrard disse que o México está negociando transporte para que a família deixe o país em segurança. Ele não deu detalhes sobre quem e quantos familiares foram acolhidos.
“O que está em negociação é a passagem segura deles para que, caso queiram sair do país, possam fazê-lo e vir para o México“, afirmou o chanceler.
Castillo é casado com Lilia Paredes, e tem dois filhos. Atulamente, a ex-primeira dama é alvo de investigações a respeito do seu suposto envolvimento em uma rede de lavagem de dinheiro, que pode estar relacionada ao marido.