Peru: manifestantes pró-Castillo invadem aeroporto; veja vídeo
Segundo a administradora do aeroporto, o grupo de manifestantes destruiu a infraestrutura de segurança e incendiou a cabine de controle
atualizado
Compartilhar notícia
Manifestantes invadiram nesta segunda-feira (12/12) o Aeroporto Internacional Rodríguez Ballón, em Arequipa, no Peru. Segundo a administradora do local, um grupo de manifestantes destruiu a infraestrutura de segurança e incendiou a cabine de controle.
Segundo informações o site RPP Noticias, cerca de 2 mil manifestantes conseguiram invadir o local. A ação, segundo o jornal, resultou em quatro feridos. O controle das instalações foi retomado após intervenção das Forças Armadas.
Confira imagens:
Em comunicado, o aeroporto afirmou que as ações em apoio ao presidente destituído Pedro Castillo colocaram em risco a segurança de passageiros, a equipe do aeroporto e as operações aéreas.
“Diante desta situação, e como parte do nosso protocolo de segurança, procedemos a evacuação de todas as pessoas que se encontram no nosso terminal aéreo e comunicamos o fechamento do aeroporto de forma a garantir a segurança operacional do aeroporto”, destacou a nota.
No Peru, manifestantes têm tomado as ruas pedindo a convocação de novas eleições. Diante da pressão, a presidente, Dina Boluarte, anunciou que enviou ao Congresso do país um projeto de lei para antecipar as eleições presidenciais de 2026 para abril de 2024.
Tentativa de golpe
Na última quarta-feira (7/12), o então presidente do Peru Pedro Castillo decretou estado de exceção. O anúncio ocorreu em TV aberta e determinava a dissolução do Congresso do país, convocação de novas eleições e implantação de estado de emergência e toque de recolher.
Mesmo com o anúncio de fechamento do Congresso, a casa legislativa votou e aprovou um processo de impeachment em urgência. Assim, assumiu o cargo Dina Bolurte, até então vice-presidente do Peru.
Diante da ilegalidade da iniciativa, Castillo foi preso e encaminhado para o mesmo presídio em que está detido o ex-ditador Alberto Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000.