metropoles.com

Peru: manifestantes pró-Castillo invadem aeroporto; veja vídeo

Segundo a administradora do aeroporto, o grupo de manifestantes destruiu a infraestrutura de segurança e incendiou a cabine de controle

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução / Redes Sociais
Manifestantes invadem aeroporto de Arequipa, no Peru - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes invadem aeroporto de Arequipa, no Peru - Metrópoles - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Manifestantes invadiram nesta segunda-feira (12/12) o Aeroporto Internacional Rodríguez Ballón, em Arequipa, no Peru. Segundo a administradora do local, um grupo de manifestantes destruiu a infraestrutura de segurança e incendiou a cabine de controle.

Segundo informações o site RPP Noticias, cerca de 2 mil manifestantes conseguiram invadir o local. A ação, segundo o jornal, resultou em quatro feridos. O controle das instalações foi retomado após intervenção das Forças Armadas.

Confira imagens:

Em comunicado, o aeroporto afirmou que as ações em apoio ao presidente destituído Pedro Castillo colocaram em risco a segurança de passageiros, a equipe do aeroporto e as operações aéreas.

“Diante desta situação, e como parte do nosso protocolo de segurança, procedemos a evacuação de todas as pessoas que se encontram no nosso terminal aéreo e comunicamos o fechamento do aeroporto de forma a garantir a segurança operacional do aeroporto”, destacou a nota.

No Peru, manifestantes têm tomado as ruas pedindo a convocação de novas eleições. Diante da pressão, a presidente, Dina Boluarte, anunciou que enviou ao Congresso do país um projeto de lei para antecipar as eleições presidenciais de 2026 para abril de 2024.

Tentativa de golpe

Na última quarta-feira (7/12), o então presidente do Peru Pedro Castillo decretou estado de exceção. O anúncio ocorreu em TV aberta e determinava a dissolução do Congresso do país, convocação de novas eleições e implantação de estado de emergência e toque de recolher.

Mesmo com o anúncio de fechamento do Congresso, a casa legislativa votou e aprovou um processo de impeachment em urgência. Assim, assumiu o cargo Dina Bolurte, até então vice-presidente do Peru.

Diante da ilegalidade da iniciativa, Castillo foi preso e encaminhado para o mesmo presídio em que está detido o ex-ditador Alberto Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?